ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Na reta final, Saúde convoca pessoas de grupos de risco para tomar vacina

Campanha segue até o dia 5 de junho; em Dourados, só grupos de idosos e profissionais de saúde alcançaram meta contra a gripe

Helio de Freitas, de Dourados | 20/05/2020 10:17
Douradense recebe vacina contra a gripe no início da campanha, em março (Foto: A. Frota/Divulgação)
Douradense recebe vacina contra a gripe no início da campanha, em março (Foto: A. Frota/Divulgação)

Ainda com 26.100 pessoas a serem imunizadas para atingir a meta, começou nesta quarta-feira (20) a reta final da campanha de vacinação contra a gripe em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Prevista para terminar no dia 5 de junho, a campanha vacinou de março até agora 46.622 das 72.727 pessoas que formam a meta total no município.

O diretor do núcleo de imunização Edvan Marcelo Marques, afirmou que dez mil doses foram enviadas às unidades de saúde para atender integrantes de todos os grupos prioritários ainda não imunizados. Só não tem vacina nos postos da Vila Cachoeirinha, Vila Índio e Jardim Santo André, que são unidades- referência para atendimentos de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Não precisa agendar horário. As pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem procurar as unidades de saúde para receber a dose. O núcleo de imunização chama a atenção para a necessidade de se evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os grupos prioritários são formados por trabalhadores de saúde, idosos de 60 anos ou mais, povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, adultos de 55 a 59 anos, professores, força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Conforme balanço feito pelo núcleo de imunização, os únicos grupos que atingiram a meta foram idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da saúde. A meta era vacinar 18.231 idosos, mas 21.570 foram imunizados. Dos 7.545 trabalhadores da saúde no município, 7.307 foram vacinados, ou seja, 96,85% da meta.

Entre os demais grupos, as menores coberturas são das mulheres até 45 dias após o parto (apenas 27,08% vacinadas até agora), gestantes (30,19% vacinadas) e crianças. Das 17.910 crianças de seis meses a menores de seis anos, 5.902 foram vacinadas, o que representa 32,95% da meta.

Nos siga no Google Notícias