ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Nioaque comemora seu 132º aniversário de emancipação política com “Arraiá”

Conhecida como a cidade do Vale dos Dinossauros, Nioaque foi emancipada no dia 18 de julho de 1890

Mariely Barros | 18/07/2022 10:40
Vista panorâmica da cidade de Nioaque. (Foto: Divulgação)
Vista panorâmica da cidade de Nioaque. (Foto: Divulgação)

Distante 184 quilômetros de Campo Grande, o município de Nioaque comemora seus 132º anos de emancipação político-administrativa com um “Arraiá” na noite desta segunda-feira (18). Se apresentando na grande festa julina o violeiro Almir Sater e artistas artistas locais e regionais.  No evento também haverá barracas de comidas típicas.

Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul, Nioaque foi emancipada no dia 18 de julho de 1890, quando o Decreto Estadual Nº 23, estabeleceu o município de Nioac, com a denominação moderna na época de Levergéria. Desmembrada do território de Miranda, a cidade ficou com uma das maiores áreas do Sul, do então Estado de Mato Grosso.

Para os desavisados, o município pode despertar curiosidade logo na chegada, o monumento de boas vindas da cidade é composto pela estátua e dois dinossauros Abelissauro* e ovos junto ao nome da cidade. Na parte debaixo do monumento uma placa anuncia “Vale dos Dinossauros''.

Monumento batiza Nioaque como "Vale dos Dinassauros". (Foto: Divulgação)
Monumento batiza Nioaque como "Vale dos Dinassauros". (Foto: Divulgação)

O vale anunciado na chegada pode ser visitado em uma fazenda da cidade, onde se observa rastros fossilizados dos gigantescos animais extintos há 65 milhões de anos. A cidade passou a ser vinculada ao período jurássico em 2015, quando uma equipe de paleontólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou a comprovação científica de pegadas de dinossauros na região, uma descoberta que teve os primeiros registros na década de 1980.

*Espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período cretáceo, há cerca de 145 e 65 milhões de anos.

Nos siga no Google Notícias