ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Novo drive-thru de vacina imuniza 500 contra covid, mas doses estão acabando

Prefeitura diz que existem menos de mil doses disponíveis e sem nova remessa, estoque acaba ainda hoje

Helio de Freitas, de Dourados | 15/06/2021 12:01
Militar do Exército apoia na orientação a motoristas em drive-thru inaugurado ontem (Foto: Divulgação)
Militar do Exército apoia na orientação a motoristas em drive-thru inaugurado ontem (Foto: Divulgação)

O estoque de vacinas contra a covid-19 deve acabar ainda nesta terça-feira (15) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Como reflexo da falta de novas remessas para o Estado, existem menos de mil doses disponíveis na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Se o ritmo de imunização se mantiver na média dos últimos dias, o estoque será zerado ainda hoje, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

Ativado ontem no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, ao lado do estádio Douradão, o novo drive-thru de imunização vacinou 155 pessoas de 50 anos acima no primeiro dia. Hoje, com a vacina disponível para pessoas com 49 anos acima, foram mais 345 doses no período da manhã, fechando 500 imunizados nos dois dias.

Entretanto, para ampliar o público-alvo desta quarta-feira (16) em diante, a prefeitura precisa receber novas doses, sem previsão por enquanto. Diante dessa realidade, Dourados deve paralisar a vacinação amanhã, assim como ocorre desde domingo na Capital.

Ontem, o prefeito Alan Guedes (PP) afirmou que a estrutura implantada em parceria com o Governo do Estado, com a Federação das Indústrias e com a Energisa tem capacidade de funcionar durante 24 horas, mas depende de vacinas disponíveis.

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde, 37,37% da população de 225,4 mil habitantes (84,2 mil pessoas) já foi imunizada com a primeira dose. O total de imunizados com as duas doses é de 34.054 moradores, ou 15,10% do total da população.

Das 128.724 doses enviadas ao município, 118.321 já foram aplicadas, segundo o Vacinômetro. A prefeitura informou que existe um atraso na atualização desses dados por causa da vacinação nas aldeias indígenas, feita pelo Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).

Além da vacinação no novo drive-thru, a campanha continua para os grupos prioritários nas unidades de saúde enquanto houver dose disponível. Com mais quatro mortes nas últimas 24 horas, o total de óbitos pela covid-19 em Dourados chegou hoje a 569.

Nos siga no Google Notícias