ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Município com bandeira cinza consegue aval do Estado para não seguir decreto

Consequências positivas do lockdown de 14 dias contaram a favor de Dourados

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 14/06/2021 20:33
Movimento no comércio de Dourados. (Foto: Prefeitura de Dourados)
Movimento no comércio de Dourados. (Foto: Prefeitura de Dourados)

Única cidade no Estado a adotar lockdown, Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, obteve autorização do Governo do Estado para não precisar seguir as regras do decreto estadual que classificou a cidade com bandeira cinza. Com isso, serviços não essenciais, como bares e restaurantes, poderão funcionar normalmente na cidade.

No parecer favorável ao pedido feito pelo prefeito do município, Alan Guedes (PP), o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende considerou a situação "excepcionalíssima" de Dourados, que entre os dias 30 de maio a 12 de junho impôs medidas restritivas "extremamente rígidas", até mais do que as previstas no próprio decreto estadual em vigor desde ontem.

Também contaram a favor do município os dados epidemiológicos, que demonstram a redução do índice de contágio do novo coronavírus na cidade, além da ampliação da testagem da população e a queda de 45% da média móvel de óbitos. A liberadão do Estado, no entanto, não altera a reclassificação da bandeira de Dourados para a cor cinza no Prosseguir, e tampouco isenta o município de seguir o toque de recolher, das 20h às 5 horas.

Nesta segunda-feira (14), a prefeitura de Dourados informou que 15% da população local já foi imunizada com as duas doses de vacinas contra a covid-19 desde janeiro. Na cidade que tem em torno de 225 mil habitantes, 33.910 pessoas foram contempladas com as duas doses até agora. A primeira dose foi aplicada em 83.389 pessoas, o equivalente a 36,9% da população. A média é de uma vacinada a cada grupo de 2,7 pessoas.

Boletim divulgado nesta segunda-feira, primeiro dia útil após o lockdown de duas semanas na cidade, mostrou 125 casos positivos da doença registrados nas últimas 24 horas e mais nove mortes - uma de Dourados e oito da região.

Queda de braço - Mesmo sem autorização do governo do Estado - como ocorreu em Dourados - as prefeituras de Campo Grande e Três Lagoas também decidiram liberar o funcionamento das atividades não essenciais. Diante da insurgência dos municípios, o governo estadual divulgou nota no começo desta noite em que alerta os prefeitos sobre as possíveis consequências que eles podem sofrer caso desrespeitem o novo decreto estadual. O Estado também ressaltou que a partir de agora cabe ao Ministério Público a "tomada das medidas legais cabíveis" em resposta aos desmandos.


Nos siga no Google Notícias