ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Onça-parda pela cidade divide moradores entre assustados e os mais “corajosos”

Em Paranaíba, animal foi avistado duas vezes em bairros populosos; PMA segue acompanhando o caso

Por Jéssica Fernandes | 21/05/2025 17:06


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma onça-parda tem sido avistada nas ruas de Paranaíba, cidade localizada a 408 quilômetros da capital, causando preocupação entre os moradores. O animal foi registrado pela primeira vez na Vila Santo Antônio na segunda-feira (19) e, na madrugada de terça-feira (20), foi visto novamente no Bairro Industrial de Lourdes. Enquanto alguns moradores expressam medo e apreensão, outros afirmam que a rotina não foi afetada. A Polícia Militar Ambiental (PMA) intensificou as rondas, mas ainda não conseguiu capturar o felino. A PMA orienta a população a manter a calma e evitar tentativas de captura.

A onça-parda que foi registrada mais de uma vez passeando pelas ruas de Paranaíba, cidade a 408 quilômetros da Capital, dividiu os moradores entre os que estão preocupados e aqueles que não se surpreendem com a presença do animal na área urbana. Até a tarde desta quarta-feira (21), ela ainda não havia sido capturada pela equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental).

A reportagem entrou em contato na tarde de hoje com alguns comércios dos bairros onde o animal foi visto. Na Vila Santo Antônio, onde a onça apareceu pela primeira vez na segunda-feira (19), o funcionário de um supermercado, Weslei Martins, contou que alguns colegas estão apreensivos.

“O alvoroço na cidade está muito grande nos últimos dias. Estão apreensivos com o aparecimento dela. A população está com medo. As operadoras ficam apreensivas de irem embora. Algumas porque moram na região [Bairro Industrial de Lourdes]”, relata.

O bairro citado por Weslei foi justamente onde a onça foi vista pela segunda vez. Na madrugada de terça-feira (20), o animal foi flagrado correndo em direção à Avenida Paraná.

Funcionário de uma padaria no Bairro Industrial de Lourdes, João de Sales afirmou que a presença do felino não causou tanto pânico. “Aqui está todo mundo tranquilo, não mudou nada da rotina”, comenta. Ele também ressaltou que, pelo menos no local de trabalho, ninguém está com medo.

No Bairro Santa Alice, região mais afastada dos outros dois bairros onde o animal apareceu, o proprietário de uma loja de gás, Jamilson Modesto Leão, disse que, por enquanto, não há relatos da presença da onça na região. “A nossa empresa fica nas proximidades do clube da cidade e não teve nenhum relato nas proximidades. Parece que foi mais no Bairro Industrial de Lourdes”, fala.

Ainda segundo Jamilson, não é a primeira vez que um animal selvagem aparece na zona urbana de Paranaíba. “Tivemos relatos de um jacaré há cerca de um ano. Também teve outro bicho, mais inofensivo, um tamanduá-bandeira, na parte alta da cidade”, recorda.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a PMA informou que as equipes seguem realizando rondas intensificadas, especialmente durante a noite. Até o momento não há novos registros de avistamento do animal.

A orientação é que os moradores mantenham a calma e, em hipótese alguma, tentem capturar a onça.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias