Onça-parda é flagrada correndo em bairro populoso de Paranaíba
Conforme a Defesa Civil municipal, região por onde o animal passeava não tem área de mata
Uma onça-parda foi flagrada correndo na madrugada de domingo para esta segunda-feira (19), em um bairro populoso de Paranaíba, a cerca de 400 quilômetros de Campo Grande. O registro foi compartilhado em grupos de mensagens, mas o autor das imagens ainda não foi identificado pelas autoridades.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma onça-parda foi avistada correndo durante a madrugada de domingo para segunda-feira (19) na Vila Santo Antônio, em Paranaíba, município localizado a 400 quilômetros de Campo Grande. O animal foi filmado próximo a um cemitério, em área sem vegetação densa, apenas com alguns pastos. Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Alexsandre Melo, não é a primeira ocorrência deste tipo na cidade. A PMA orienta que a população evite contato com animais silvestres e não os alimente fora de seu habitat natural, pois podem agir por instinto quando se sentem ameaçados.
Conforme a Defesa Civil de Paranaíba, o vídeo foi gravado na Vila Santo Antônio, próximo a um cemitério. “A região onde ela estava não tem mato, só alguns pastos”, disse o coordenador do órgão no município, Alexsandre Melo, ao Campo Grande News.
Ainda segundo ele, não é a primeira vez que uma onça-parda aparece em Paranaíba. Em outra ocasião, o animal foi encontrado dentro de um banheiro e acabou sendo capturado e levado para longe pelas autoridades.
“Não houve chamado. Estamos tentando localizar quem fez o vídeo para saber em qual direção ela foi, e então montar uma ação junto com a Polícia Militar Ambiental. Ela não é perigosa, só se for acuada. Não há registros de ataques de onças-pardas”, afirmou Alexsandre.
A PMA (Policia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul confirmou que está tentando localizar quem fez o vídeo para conseguir mais informações a respeito. "A orientação é que caso o animal seja avistado, ligar imediatamente para Polícia Militar Ambiental", diz a nota.
O órgão também orienta que a população não se aproxime de animais silvestres, mesmo aqueles que já estão "acostumados" com a região urbana. A PMA ressalta que a população não deve provocar, ameaçar ou tentar capturar os animais, uma vez que eles agem por instinto.
Outra orientação do órgão é não alimentar animais fora do habitat natural, para que eles continuem seguros, longe da agitação do trânsito e sob risco e atropelamento, por exemplo.
(*) Matéria editada para acréscimo de nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.