ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Órgão captados no interior beneficiam pacientes da Capital, no DF e São Paulo

Adriano Fernandes | 01/02/2019 23:41
Equipe que ficou responsável pelo transporte de um dos órgãos. (Foto: Divulgação Santa Casa)
Equipe que ficou responsável pelo transporte de um dos órgãos. (Foto: Divulgação Santa Casa)

Um paciente, de 37 anos, que teve os órgãos doados e captados no Hospital da Vida, em Dourados, mesmo após o falecimento ajudou a melhorar a rotina de vida de outras três pessoas, uma em Brasília, em São Paulo e na Capital.

A captação dos órgãos foi acompanhada pela equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande, nesta quinta-feira (31). Este foi o segundo acompanhamento externo deste ano.

O fígado doado foi captado pela equipe de Brasília e levado com o apoio da Aeronave da Força Aérea Brasileira. Um dos rins do doador foi encaminhado para São Paulo por meio de voo comercial e o outro foi trazido para a Santa Casa e transplantado em uma paciente na tarde desta quinta-feira (31).

A equipe responsável pela extração dos rins foi o médico urologista, Waldemar Abe e o residente em urologia, Antônio Deotti. O responsável pelo acompanhamento de todo o processo foi enfermeiro responsável da OPO, Rodrigo Gomes.

A equipe da Santa Casa contou com a ajuda da Coordenadoria de Transporte Aéreo da Casa de Aviação de Mato Grosso do Sul para o transporte em tempo hábil de captação dos órgãos de Campo Grande até Dourados.

Terceira captação do ano

Na última terça-feira (29) a Santa Casa de Campo Grande também sediou a terceira captação de órgãos no hospital, neste ano. A doadora de 53 anos que evoluiu para morte encefálica doou múltiplos órgãos ajudando na qualidade de vida de outras cinco pessoas.

A equipe de Brasília veio até o hospital para captar e levar o fígado doado e um dos rins da paciente, o outro permaneceu para transplante no mesmo dia pela equipe de urologia e nefrologia.

Nos siga no Google Notícias