ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Padre encontra oferenda na porta de igreja em MS e critica "ousadia"

Velas, vinho, taças de cristal e foto de casal foram colocadas na porta da paróquia Imaculada Conceição, em Aquidauana

Silvia Frias | 05/06/2020 13:00
Padre encontra oferenda na porta de igreja em MS e critica "ousadia"
Padre Paulo disse que trabalho em frente da igreja foi uma ousadia (Foto/Reprodução)

Pontualmente às 7h15, desde que começaram as restrições impostas pela pandemia, o padre Paulo do Nascimento Souza, fez a live do dia de orações e conversa com fieis de Aquidauana, a 121 quilômetros de Campo Grande. Logo que encerrou, recebeu ligação pedindo que fosse até a frente da igreja. Se deparou com uma oferenda feito com taças de cristais, velas e garrafa de vinho.

Indignado, Padre Paulo fez a segunda live do dia. “Fazer despacho na porta da igreja é coisa de gente que não tem o que fazer, a gente respeita o sincretismo religioso, mas todas as pessoas têm que ter respeito”, disse no vídeo publicado em frente da paróquia Imaculada Conceição e já teve mais de 7,8 mil visualizações e recebeu cerca de 290 comentários.

Em frente da porta, foram posicionados duas taças de cristal, uma vazia e outra cheia de vinho. No meio, a garrafa da bebida com vela vermelha queimada no gargalo. Outras velas foram posicionadas no entorno. Dentro de um dos copos, a foto de um casal.

Em consulta a sites especializados, "despacho", atualmente, é pouco usual. Os umbandistas costumam usar o termo oferenda. A prática é uma maneira de entrar em contato com os orixás e com os guias para pedir algo, agradecer ou manter conexão com o mundo espiritual. O exemplo mais famoso disso são as entregas no mar a Iemanjá

O padre acredita que o trabalho tenha sido feito para salvar a relação do casal. “Eu tenho grande respeito por todas as religiões, todo mundo tem opção, ninguém tira de ninguém, mas minha indignação é essa, da ousadia, bem na porta central da igreja”.

A igreja tem 128 anos de fundação e em 2016 foi consagrada no Ano da Misericórdia. A porta ganhou status de Porta da Misericórida (ou Porta Santa), em que a passagem representa o recebimento de graça especial, a indulgência plena, fator a mais que causou a indignação do padre.

Desrespeito - No vídeo, ele diz que além de ser falta do que fazer, a ação é de alguém que não acredita em Deus. Diz que caso haja problema no casamento, a pessoa deve procurar orientação e se o despacho for para o mal, iria rezar pelo casal e pedir “que Deus toque o coração” de quem fez o trabalho.

Há um ano e seis meses em Aquidauana, o padre disse que nunca tinha encontrado nada semelhante em frente da igreja, mas já viu outros na esquina da igreja. “Que também não é o usual, porque não é uma encruzilhada”.

Depois da divulgação da live, o padre recebeu áudio de mãe de santo que criticou o ocorrido, disse que deve ser trabalho de amador, o que prejudica a religião e pediu para que a pessoa responsável assumisse o que fez.

O vídeo não mostra, mas o padre diz que retirou tudo da frente da igreja. “Eu estou protegido por Deus”. A garrafa de vinho e as velas foram para o lixo, a foto do casal está aos pés da imagem de Jesus, mas as taças agora são do padre. “Eu tirei e limpei, agora tenho duas taças de cristal na minha estante”.


Nos siga no Google Notícias