ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Paraguai faz operação contra Clã Morínigo e invade mansões na fronteira

Fase dois da Operação Status cumpre dez mandados de busca no Departamento de Amambay

Helio de Freitas, de Dourados | 10/08/2021 09:22
Agentes da Senad e do MP paraguaio durante buscas em mansão de Pedro Juan. (Foto: Divulgação)
Agentes da Senad e do MP paraguaio durante buscas em mansão de Pedro Juan. (Foto: Divulgação)

O esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas é alvo de mega operação nesta terça-feira (10), em Amambay, estado paraguaio que faz fronteira com Mato Grosso do Sul e cuja capital é Pedro Juan Caballero. O alvo é o chamado “Clã García Morínigo”.

Com apoio da Polícia Federal brasileira, agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), do Ministério Público e da Senabico – a agência responsável pelo patrimônio confiscado pelo Estado paraguaio – cumprem dez mandados de busca em Amambay, principalmente, em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS).

Um dos endereços, é uma mansão da capital de Amambay, onde os moradores foram acordados por agentes armados com fuzis. As buscas fazem parte da fase dois da Operação Status.

Veja o vídeo:

O objetivo da operação é confiscar residências, propriedades rurais, lojas e terrenos comprados com dinheiro do narcotráfico. São sete propriedades em Pedro Juan Caballero, três em áreas rurais de Amambay.

A primeira fase da operação ocorreu em setembro do ano passado, com buscas simultâneas no Paraguai e no Brasil. Naquele dia, os quatro principais chefes da organização criminosa foram presos e imóveis avaliados em 30 milhões de dólares foram confiscados.

Conforme a Senad, a organização é formada por rede de empresas ativas usadas para “lavar” o dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. A operação de hoje é chefiada pela promotora de Justiça Fabiola Molas, e acompanhada pelos promotores Eduardo Royg, Isaac Ferreira e Elva Cáceres.

Nos siga no Google Notícias