ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MPF recorre contra sigilo em ação sobre "clã Morinigo", preso por tráfico

Em 26 de novembro último, o juiz federal Dalton Igor Kita Conrado determinou a manutenção do segredo de justiça nos autos

Lucia Morel | 03/12/2020 15:14
Operação foi deflagrada em 11 de setembro e contou com apoio das forças de segurança do Paraguai. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Operação foi deflagrada em 11 de setembro e contou com apoio das forças de segurança do Paraguai. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Questionando decisão da 5ª Vara Federal de Campo Grande em processo relacionado ao “clã Morinigo”, o MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul recorreu ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) para que o sigilo das ações seja retirada.

Mandado de Segurança foi impetrado depois que em 26 de novembro último, o juiz federal Dalton Igor Kita Conrado determinou a manutenção do segredo de justiça nos autos relacionados à família envolvida no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

No mandado, MPF pede inclusive que o magistrado seja notificado a prestar esclarecimentos relativos à sua decisão, baseada em premissa ilegal, conforme os procuradores da república, Damaris Rossi Baggio de Alencar e Silvio Pettengill Neto, que ofereceram a denúncia contra o clã após a Operação Status, da Polícia Federal.

Conrado determinou a manutenção do sigilo, argumentando que no processo estão “presentes documentos que, por seu conteúdo, impõe a manutenção do sigilo para fins de preservação de garantias constitucionais dos acusados”.

Para o MPF, no entanto, a decisão judicial foi ilegal e tratou a exceção (sigilo) como regra, porque “viola um princípio fundamental de publicidade processual” contido na Constituição Federal brasileira, que cita no inciso LX que “a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”.

“No presente caso, o juízo a quo subverteu a lógica do sistema e tratou a exceção como regra. E, acima de tudo, proferiu decisão em termos genéricos (“preservação de garantias constitucionais dos acusados”), o que torna sua fundamentação deficiente. O juízo a quo não disse quais garantias são preservadas com a manutenção do sigilo dos autos”, diz trecho do mandado.

Para sustentar a necessidade de abertura do sigilo da ação, os procuradores citam o interesse social, bem como o acompanhamento contínuo da imprensa no caso da Operação Status. Inclusive esta matéria da coluna “Capivara Criminal”, do Campo Grande News, é citada pelo MPF.

Com a manutenção do segredo, “a população não saberá o desfecho de um caso criminal. Em suma, um caso dessa envergadura caminhará à margem de qualquer acompanhamento do povo, em inegável transgressão a dever de transparência”, citam os procuradores.

Defendendo a abertura do sigilo, o ministério ainda reforça que dados específicos e particulares já não fazem parte do que pode ser acessado nos autos online, já que “tais elementos ficam armazenados em DVDs à disposição restrita das partes, justamente para se impedir a divulgação de conversas telefônicas ou informações bancárias despidas de qualquer relação com o processo-crime”.

Nos siga no Google Notícias