ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Pesando 19 kg, adolescente consegue na Justiça tratamento à base de maconha

Adolescente tem 12 anos e já fez uso de outros 7 medicamentos fornecidos pelo SUS

Ana Paula Chuva | 21/07/2021 16:11
Medicamento foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Foto: Divulgação | Sechat)
Medicamento foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Foto: Divulgação | Sechat)

Adolescente de 12 anos, conseguiu na Justiça, liberação para tratamento com medicamento à base de canabidiol, substância química encontrada na maconha. Morador da zona rural de Anaurilândia, cidade a 370 km de Campo Grande, o menino está pesando 19 kg  e já fez uso de outros sete remédios fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A mãe do garoto, procurou a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, após perceber que todos os tratamentos feitos pelo garoto e fornecidos pelo SUS não estavam tendo efeito. O adolescente é portador da trissomia do cromossomo 11 e além do atraso no desenvolvimento, sofre com crises de epilepsia diárias.

No pedido inicial, feito pelo defensor público, Natanael Claudino de Araújo Junior, consta que o menino tinha até duas crises convulsivas por dia por conta da epilepsia, mostrando que os esquemas terapêuticos fornecidos pelo SUS não haviam dado resultado,

O pedido foi negado em primeiro grau, mesmo com parecer favorável do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Com isso, a defensora pública, Sara Zam Segura Marçal, fez um pedido autônomo de concessão de tutela recursal antecipada para o fornecimento do medicamento com prescrição médica.

Na justificativa, a defensora destaca que o adolescente está gravemente doente, já que a trissomia do cromossomo 11 evoluiu para atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor e para epilepsia refratária.  Por isso, a demora na tutela poderia gerar dano irreparável na saúde do menino que também é portador de hipotireoidismo.

“Com a falta da medicação, as convulsões são cada vez mais recorrentes. Após as crises, o adolescente fica muito choroso, o que, inclusive, tem dificultado sua alimentação, motivo pelo qual está com 19 quilos, necessitando fazer acompanhamento gástrico”, pontuou Sara.

O pedido de tutela provisório foi concedido pelo desembargador Paulo Alberto de Oliveira que na decisão determinou que o tratamento a base de canabidiol deve ser fornecido pelo Município de Anaurilândia e pelo Estado ao adolescente em 20 dias, sob pena de sequestro de valores.

Nos siga no Google Notícias