ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Pesquisadores revelam novos documentos sobre Guerra do Paraguai

Novas interpretações a partir de arquivos dos países vizinhos podem mudar o que é contado nos livros escolares

Caroline Maldonado | 26/05/2015 11:28
Pós-doutor em História, Paulo Esselyn, acredita que há controvérsias entre autores que relataram Guerra do Paraguai e tema precisa ser rediscutido (Foto: JM Online)
Pós-doutor em História, Paulo Esselyn, acredita que há controvérsias entre autores que relataram Guerra do Paraguai e tema precisa ser rediscutido (Foto: JM Online)

O maior conflito armado da América do Sul, que influenciou na formação do Mato Grosso do Sul, tem diferentes nomes. É a Guerra da Tríplice Aliança, no Uruguai e Argentina; no Paraguai é a Guerra Grande e no Brasil, conhecemos como Guerra do Paraguai. Mas a diferença não para por aí. São diversos os olhares e as interpretações da história que aprendemos na escola. Pensando nisso, um grupo de professores e acadêmicos busca, nos países vizinhos, outras versões com informações que não estão nos nossos livros de História.

O grupo é de Aquidauana, município que nem existia na época do conflito, entre 1864 e 1870. O local era só um povoado, mas foi invadido pelas tropas paraguaias. É por isso, que o assunto desperta ainda mais a curiosidade dos estudantes, segundo o pós-doutor em História, Paulo Esselyn, organizador do evento, que revela resultados desses estudos, entre hoje (26) e quinta-feira (28), na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “O campus é justamente onde devem surgir essas novas pesquisas, porque é parte da nossa história”, destaca.

O intercâmbio com estudiosos dos países vizinhos já trouxe novas informações, que devem ser rediscutidas e podem até mudar a maneira como a história vem sendo contada nos livros usados nas escolas brasileiras, na opinião do professor. “Os novos estudos podem trazer informações importantes aos livros didáticos. Documentos sobre tratados e depoimentos, até então desconhecidos, estão sendo trazidos dos acervos uruguaios, argentinos e paraguaios”, revela Paulo.

Pensar a guerra a partir desses outros documentos e interpretações ajuda a conhecer, de fato, as razões que levaram a guerra, pois o assunto foi objeto de pouco estudo até hoje, conforme o pesquisador. Por muitos anos, prevaleceu a historiografia do pós-guerra, escrita pelos militares brasileiros. Não é essa versão que interessa aos pesquisadores, mas sim a que contesta a história oficial, como a obra “Genocídio Americano – A Guerra do Paraguai”, escrita por Júlio José Chiavenato, em 1979.

“A obra de Chiavenato e os estudos publicados atualmente reinterpretam a história. Temos ainda a historiografia argentina, que é pouco conhecida no Brasil. Não se tem mais essa ideia de que Brasil foi agredido e só por isso entrou na guerra. O que desencadeou o conflito foi a invasão das tropas do Brasil ao Uruguai. Solano López imaginou que iriam invadir e declarou guerra ao Brasil, num primeiro momento, mas num horizonte maior vemos que o Brasil já vinha se preocupando com a guerra desde 1850”, destaca Paulo, ao referenciar também o livro “Maldita Guerra”, de Francisco Doratioto.

Diferente da história contada pelos militares, houve uma tentativa de internacionalizar as águas do Rio Paraguai, com a expedição naval de 1984. “Então aquela ideia de um Brasil passivo na guerra a gente vai desconstruindo e mostrando que não foi bem assim. Prova disso, foi a construção dos fortes, em 1850. Então, o Brasil sabia que haveria guerra”, analisa o professor, ao falar dos fortes levantados na região que hoje abriga os municípios de Miranda, Dourados e Nioque.

Seminário sobre Guerra do Paraguai começa hoje (26) na UFMS Unidade I (Foto: UFMS/Aquidauana)
Seminário sobre Guerra do Paraguai começa hoje (26) na UFMS Unidade I (Foto: UFMS/Aquidauana)

Evento - Hoje, as 19h, haverá a apresentação do doutor Mário Maestri e do doutorando Fabiano Barcelos, ambos da UPF (Universidade de Passo Fundo). Amanhã (27), a doutora Vera Lúcia Vargas, da UFMS e o doutor Jorge Eremites de Oliveira, da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) falam da participação dos povos indígenas na guerra e a visão da historiografia paraguaia sobre o conflito.

Na quinta-feira (28), é a vez dos acadêmicos de Biologia da universidade que estudam as doenças que surgiram no conflito. Além disso, a mestre Silvania Queiros, do Rio Grande do Sul, levanta a discussão sobre a obra “Genocídio americano: a guerra do Paraguai”, de Júlio José Chiavenato.

As inscrições para o seminário “A Guerra do Paraguai - 150 anos depois” podem ser feitas no local. A taxa é R$ 15,00. O campus fica em frente a Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, nº 163, no Centro da cidade.

Nos siga no Google Notícias