ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

PF busca grupo que usava coiotes para imigração ilegal pela fronteira de MS

Policiais cumprem 26 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva em MS e mais três estados

Karine Alencar | 01/09/2022 11:34
Policia Federal durante operação (Foto: Divulgação/PFMS)
Policia Federal durante operação (Foto: Divulgação/PFMS)

Grupo criminoso que promovia a entrada de imigrantes ilegalmente em território nacional, vindos da Bolívia, pela cidade de Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande, está na mira da Operação Náuatle, deflagrada pela PF (Polícia Federal) nesta segunda-feira (1º).

Os policiais cumprem 26 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. As investigações que resultaram na ação de hoje começaram há seis meses, após a Polícia Federal identificar um aumento expressivo do fluxo migratório irregular nas regiões.

A ação dos criminosos era feita através de coiotes, que traziam essas pessoas para o Brasil após pagamento em dinheiro, burlando a fiscalização sem autorização para entrada ou permanência no país.

Depois, os migrantes eram embarcados em ônibus clandestinos e conduzidos até São Paulo. Lá, eles eram empregados na área de indústria têxtil, e também, recrutados pelo narcotráfico para servirem como “mulas”, no transporte de drogas.

Conforme a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Nos siga no Google Notícias