ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

PMs mantêm versão sobre irmãos sumidos, mas OAB quer periciar vídeo

Presidente da entidade diz que IPM não é conclusivo sobre o caso ocorrido no dia 12 de agosto; falta laudo da perícia em vídeo que mostra viatura e carro de irmãos seguindo para distrito

Helio de Freitas, de Dourados | 18/09/2017 15:15
Imagem captada por câmera de posto mostra abordagem de policiais do DOF a irmãos desaparecidos (Foto: Arquivo)
Imagem captada por câmera de posto mostra abordagem de policiais do DOF a irmãos desaparecidos (Foto: Arquivo)

Os quatro policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) afastados após o desaparecimento de dois irmãos em Ponta Porã, no dia 12 de agosto deste ano, mantêm a versão de que liberaram Rodnei Campos dos Santos, 27, e Ednei Bruno Ortiz Amorim, 20, logo após a abordagem. Até agora não existe pista do que aconteceu com os rapazes.

A versão, apresentada informalmente dois dias após o desaparecimento, foi mantida nos depoimentos que eles prestaram no IPM (Inquérito Policial Militar) instaurado pelo DOF. O procedimento é mantido em sigilo e ainda não foi concluído, mas a comissão criada pela Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul teve acesso ao documento.

“Recebemos as cópias do IPM e, de fato, as investigações estão em estágio bastante avançado. Agora aguardam o resultado das últimas perícias para a conclusão do caso. A DEH [Delegacia Especializada de Homicídios] também aguarda a conclusão do IPM para dar continuidade ao inquérito”, afirmou hoje (18) ao Campo Grande News o presidente da OAB em Ponta Porã, Luiz Rene Gonçalves do Amaral.

Indagado sobre o desfecho da investigação interna do DOF, Amaral respondeu: “Não é conclusivo, ao menos não para mim. Faltam ainda algumas perícias em imagens que foram apreendidas para se confirmar ou infirmar as versões dos policias”.

No dia 17 de agosto, o diretor do DOF, coronel Kleber Haddad Lane, disse ao Campo Grande News que, informalmente, os policiais teriam dito que saíram do posto, perto da linha de fronteira, para checar os antecedentes dos irmãos em um local com comunicação melhor, e depois os dois teriam sido liderados.

Outro vídeo – Entretanto, no mesmo dia da entrevista do coronel, o Campo Grande News publicou um vídeo, gravado em uma borracharia na margem da MS-141, mostrando um Golf preto – modelo semelhante ao usado pelos irmãos no dia do desaparecimento – seguindo em direção ao distrito de Nova Itamarati, seguido por uma viatura do DOF.

É exatamente o laudo da perícia nesse vídeo que é aguardado, segundo o presidente da OAB. “Vamos continuar acompanhando ambas as investigações até o final, para evitar qualquer parcialidade ou deficiência probatória”, disse Luiz Rene do Amaral.

Apesar da imagem mostrando dos dois veículos na rodovia em direção ao distrito, o Golf dos irmãos foi encontrado abandonado no mesmo dia do desaparecimento no bairro Defensores del Chaco, em Pedro Juan Caballero, na região oposta ao local da abordagem. O carro só foi devolvido pela Polícia Nacional às autoridades brasileiras há dez dias.

Nos siga no Google Notícias