ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Polícia divulga nomes de 4 foragidos de operação que mira guerra de facções

Entre os presos estão 2 líderes do PCC em Mato Grosso do Sul que já cumpriam pena no sistema prisional

Por Helio de Freitas, de Dourados | 29/10/2026 16:24
Polícia divulga nomes de 4 foragidos de operação que mira guerra de facções
Os 4 suspeitos que estão sendo procurados pela polícia por guerra de facções em Dourados (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil divulgou os nomes dos 4 foragidos da Operação Decretados, que investiga a disputa entre facções criminosas por território na região de Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Civil divulgou os nomes de quatro foragidos da Operação Decretados, que apura a disputa entre PCC e Comando Vermelho em Dourados: Isadora Eduarda da Silva Duarte, Roger Fernandes Brito, Leandro Ribas de Souza e Kaio Lohan da Silva dos Santos. A ação resultou em 22 prisões e 23 mandados de busca, e entre os presos estão Emerson Nascimento Martins e Igor Thallys Souza, apontados como lideranças do PCC. A investigação começou em julho e apura homicídios e ataques.

São eles: Isadora Eduarda da Silva Duarte, de 19 anos; Roger Fernandes Brito, de 21; Leandro Ribas de Souza, o “Timoio”, de 39 anos; e Kaio Lohan da Silva dos Santos, o “LK”, de 19 anos. Os 4 escaparam das buscas feitas na quarta-feira (28) e continuam na mira dos investigadores.

O Campo Grande News também identificou 14 investigados que estão entre os presos na operação. Dois deles, Emerson Nascimento Martins e Igor Thallys Souza, já estavam recolhidos no sistema prisional e são apontados como duas das principais lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Mato Grosso do Sul.

A relação obtida pela reportagem inclui Anderson Ribeiro Hartkoff, Wagner Belgado Berwing, André Guilherme Rocha Barros, Luiz Fernando Henrique Oliveira Recalde, Bruno Billy Garcia Pereira, Silvio Marques Ferreira e João Henrique da Silva dos Santos Costa.

Também aparecem entre os presos Emerson Nascimento Martins, Igor Cesar Santos da Silva, Roberson Macena Mazarão, Dieyson da Silva Menezes, Fernando Gregório dos Santos da Silva, Igor Thallys Souza e Leandro Martins Benites. Os outros 8 presos não tiveram as identidades informadas.

A Polícia Civil investiga a participação dos suspeitos em organizações criminosas envolvidas em homicídios e tentativas de homicídio. A ofensiva teve como alvo integrantes do PCC e do CV (Comando Vermelho), facções que, conforme a investigação, disputam o controle de atividades criminosas na região de Dourados.

Operação

A ação policial resultou em 22 prisões, das quais 20 ocorreram por determinação judicial e duas em flagrante. Os agentes também cumpriram 23 mandados de busca e apreensão em Dourados e outras localidades. A operação mobilizou equipes de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

As investigações começaram em julho deste ano, quando a SIG (Seção de Investigações Gerais) da Delegacia Regional de Dourados passou a apurar a sequência de ataques atribuídos à rivalidade entre as facções. Durante 4 meses, os policiais reuniram informações sobre a estrutura dos grupos, a participação dos integrantes e a organização das ações criminosas.

O trabalho identificou suspeitos de exercer funções de comando, organizar ataques, executar homicídios e tentativas de homicídio, fornecer armas e prestar apoio logístico. Segundo a Polícia Civil, os investigados atuavam em diferentes níveis das organizações, inclusive de dentro de unidades prisionais.

Polícia divulga nomes de 4 foragidos de operação que mira guerra de facções
Viatura da Garras em um dos endereços onde foram cumpridos mandados em Dourados (Foto: Leandro Holsbach)

Lideranças nos presídios

A identificação de Emerson Nascimento Martins e Igor Thallys Souza chama atenção pela posição que ambos ocupam, segundo a investigação, na estrutura do PCC em Mato Grosso do Sul. Os dois já estavam presos, mas passaram a figurar entre os alvos das novas ordens judiciais.

Na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), os policiais cumpriram 7 mandados de prisão preventiva e fizeram buscas em três celas. A investigação aponta que integrantes das facções continuavam a participar da organização e coordenação de ataques, mesmo sob custódia do Estado.

Em Campo Grande, o GOI (Grupo de Operações e Investigações) cumpriu 1 mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão no Estabelecimento Penal Jair Ferreira Carvalho, conhecido como Máxima.

Prisões em flagrante

Durante as buscas, os policiais também encontraram uma arma de fogo e aproximadamente 1,8 quilo de maconha. As apreensões resultaram em duas prisões que não faziam parte dos mandados preventivos.

Em uma residência, os agentes localizaram uma arma de uso permitido que o padrasto de um dos investigados mantinha irregularmente. O homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Em outro endereço, as equipes encontraram quatro tabletes de maconha, que somavam aproximadamente 1,8 quilo. Os policiais prenderam um investigado por tráfico de drogas.

A força-tarefa reuniu equipes da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), da Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros), do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e de outras unidades policiais.

Também participaram as equipes da SIG de Ponta Porã, Fátima do Sul e Naviraí, das delegacias de Dourados, da Polícia Militar, da Polícia Penal e da Polícia Civil de Mato Grosso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.