ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Pontos de calor diminuem, mas combate aos incêndios no Pantanal continua

A mudança foi detectada pelo Sistema de Comando de Incidentes do Corpo de Bombeiros

Geisy Garnes | 13/07/2021 12:28
Equipes em um dos locais do combate nesta manhã (Foto: Corpo de Bombeiros)
Equipes em um dos locais do combate nesta manhã (Foto: Corpo de Bombeiros)

Pela primeira vez desde semana passada, equipes que trabalham no combate aos incêndios no Pantanal registraram redução nos pontos de calor em toda a região. Ainda assim, o combate aos focos continua nesta terça-feira (13) na região da Nhecolândia, conhecida como Tarumã e Tarumanzinho.

A diminuição dos pontos de calor foi detectada pelo Sistema de Comando de Incidentes do Corpo de Bombeiros e é atribuído diretamente ao trabalho intenso das equipes que atuam na Operação Hefesto. O resultado é um alívio a situação, que em 17 dias causou a destruição de 21.575 hectares do Pantanal.

Para evitar incêndios de grande proporção, os militares continuam o monitorando na região por meio sobrevoos diários. A intenção é verificar em tempo real o desenvolvimento do fogo no Pantanal e assim enviar as equipes para o combate antes que as chamas se espalhem. A principal preocupação é a vegetação seca, que se transforma em combustível e o difícil acesso as áreas queimadas.

Desde ontem, duas aeronaves modelo Air Tractor ajudam na operação de combate às queimadas. Duran o dia, foram realizados cinco lançamentos de água, somando um total de 20 mil litros sobre os focos de calor próximas ao Porto Formigueiro.

Na região da Serra do Amolar a situação também está controlada. Segundo o presidente do Instituto do Homem Pantaneiro, coronel Ângelo Rabelo, os brigadistas estão monitorando toda a região.

O combate na região começou no dia 3 de julho e hoje conta com a presença de 76 militares, além de 20 viaturas.


Nos siga no Google Notícias