ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Prazo para desocupar fazenda vence, mas famílias prometem resistir

Nyelder Rodrigues | 03/05/2016 21:15

As famílias que ocupam desde o fim de dezembro do ano passado a fazenda Bordon, em Nova Alvorada do Sul - município localizado a 120 km de Campo Grande -, afirmam que vão resistir a uma possível ação policial para desocupação do local, que conforme determinação da Justiça, deve ocorrer na manhã desta quarta-feira (4).

"Vamos resistir até o extremo. A dívida dessa área é muito alta para alguém dizer que ela tem dono, por isos não vamos sair", explica um dos líderes dos movimentos que ocupam o local, Claudinei Monteiro, de 37 anos. A área fica no KM 394 da BR-163, a apenas 30 km da cidade de Nova Alvorada do Sul.

Claudinei afirma que o grupo recebeu a intimação judicial há 30 dias, ordenando a saída dali. O prazo venceu e há cinco dias um oficial de justiça foi ao local constatam a não desocupação e também avisar a data da ação policial. "Às 7 horas a tropa de choque vai vir para cumprir a reintegração de posse", explica.

Porém, em contato com o comandante do BPChoque (Batalhão de Polícia Militar de Choque), Marcos Paulo Gimenez, ele afirma desconhecer tal determinação. A reportagem tentou contato também com a PF (Polícia Federal), mas não conseguiu. Atualmente, 150 famílias estão acampadas na fazenda, pedindo que ela seja convertida em assentamento da reforma agrária.

Os movimentos sociais que participam da ocupação são o MAF (Movimento de Agricultura Familiar), MAC (Movimento de Agricultura Camponesa), FNL (Força Nacional de Luta) e MSTB (Movimento Sem Terra Brasileiro), que formam uma coalizão de movimentos para ocupar a área em questão.

Nos siga no Google Notícias