ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeito de Corumbá recebe familiares e aguarda cirurgia para esta quarta-feira

Ruiter Cunha passou mal nesta segunda-feira e foi transferido em uma UTI aérea para a Capital depois de sofrer um aneurisma de aorta

Anahi Zurutuza | 31/10/2017 08:11
Familiares do prefeito no saguão do hospital (Foto: Marcos Ermínio)
Familiares do prefeito no saguão do hospital (Foto: Marcos Ermínio)
Ruiter Cunha em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Arquivo)
Ruiter Cunha em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Arquivo)

O prefeito de Corumbá Ruiter Cunha (PSDB) foi tirado da sedação na noite desta segunda-feira (30) para receber a visita de familiares. Em Campo Grande, ele deve passar por cirurgia cardíaca nesta quarta-feira (1º).

O chefe do Executivo da Cidade Branca está internado no Proncor da Capital desde o início da tarde de ontem (30) depois que passou mal e foi diagnosticado com um aneurisma de aorta, a principal artéria do corpo.

“O quadro clínico do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira segue estável. Ele continua sedado, com a pressão arterial e batimentos cardíacos dentro dos parâmetros ideais, conforme informações repassadas na noite desta segunda-feira (30) pela equipe médica que o acompanha no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Proncor, em Campo Grande”, informou a Prefeitura de Corumbá por meio de nota publicada às 21h36 de ontem.

Ao receber a visita da família, ainda conforme a assessoria, Ruiter “expressou confiança no sucesso do procedimento cirúrgico ao qual precisará se submeter e, também, agradeceu a todos pelo apoio, pelas orações e pelas mensagens de força que chegaram ao seu conhecimento”.

Ruiter, que tem 53 anos e é hipertenso, já passou por um cateterismo, exame que vasculha os vasos sanguíneos em busca de problemas vasculares e cardíacos. A equipe médica que atendeu o prefeito na Capital confirmou a suspeita levantada por médicos da Santa Casa de Corumbá, de que o paciente teria sofrido um aneurisma (dilatação anormal) da aorta abdominal.

A cirurgia está prevista para ocorrer amanhã com equipe médica coordenada pelo cirurgião cardíaco João Jazbik Neto. “Enquanto isso, Ruiter permanecerá sedado para manutenção da estabilidade da pressão arterial, condição essencial para a intervenção cirúrgica”, completou a nota da assessoria de imprensa da prefeitura da capital do Pantanal.

Conforme apurado pela reportagem, o prefeito vai colocar uma prótese de aorta abdominal. Houve certo comprometimento das veias da região abdominal e renal, mas as coronarianas e carótidas foram preservadas, atenuando o quadro, que poderia ser pior - cerca de 90% resultam em morte.

Nos siga no Google Notícias