ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Prefeitura acelera obras, mas Defensoria cobra vaga imediata para 200 crianças

Defensor deu prazo até amanhã para município matricular 200 crianças em Ceims, caso contrário vai mover ação na Justiça

Helio de Freitas, de Dourados | 18/02/2015 14:05
Alunos de centros de educação infantil de Dourados recebem kit de material, uniforme e tênis; prefeitura diz que atende sete mil crianças em Ceims (Foto: Divulgação/A. Frota)
Alunos de centros de educação infantil de Dourados recebem kit de material, uniforme e tênis; prefeitura diz que atende sete mil crianças em Ceims (Foto: Divulgação/A. Frota)

Termina amanhã o prazo dado pela Defensoria Pública para que a Secretaria de Educação de Dourados, a 233 km de Campo Grande, matricule pelo menos 200 crianças que estão na fila esperando uma vaga nos centros de educação infantil mantidos pelo município. O defensor público Reginaldo Marinho da Silva informou que se a recomendação não for atendida vai recorrer ao Poder Judiciário para que a Vara da Infância e Juventude determine ao poder público municipal a garantia das vagas.

Já a prefeitura informa que está construindo nove unidades em várias regiões da cidade e um novo centro de educação infantil será ativado ainda neste mês, no Jardim Guaicurus, para atender 300 crianças do bairro, já matriculadas.

A secretária de Educação Marinisa Mizoguchi informou que as necessidades estão sendo atendidas de acordo com as prioridades e que os casos são analisados em conjunto com a própria Defensoria. “Só neste mês já encaixamos pelo menos 80 crianças, com acompanhamento da própria Defensoria Pública, que nos auxilia na avaliação dos casos de crianças de maior vulnerabilidade. Acredito que essa demanda será resolvida sem grandes problemas e sem a necessidade de ação na Justiça”, afirmou ela ao Campo Grande News.

Através da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que a ampliação de vagas nos Ceim’s (Centros de Educação Infantil Municipal) está sendo feita de forma gradativa. Quando o prefeito Murilo Zauith (PSB) assumiu a administração, em 2011, o município tinha 29 unidades funcionando. Com a construção de alguns Ceims e convênios com entidades, atualmente são 38 centros de educação infantil atendendo crianças menores de cinco anos de idade.

Além do Ceim do Jardim Guaicurus, a prefeitura anuncia para junho a inauguração da unidade no bairro Estrela Guassu, abrindo mais cem vagas. Já em relação aos nove Ceims em construção não há uma previsão de quando serão ativados.

Conforme a Secretaria de Educação, em 2011 eram 5 mil crianças matriculadas nos Ceims e atualmente são sete mil alunos. A meta é chegar a dez mil crianças quando terminarem as obras das novas unidades. “Esse número é o previsto, mas pode ser ainda maior, já que existem critérios que estabelecem se uma criança fica em tempo integral ou em meio período”, explica Marinisa Mizoguchi. Segundo ela, as crianças atendidas nos Ceims, assim como os demais estudantes da Rede Municipal de Ensino, recebem material escolar, uniforme, tênis e mochila.

Nos siga no Google Notícias