Prefeitura faz parceria com MPF e MPE para melhorar gestão na educação
Através de uma parceria com o MPF (Ministério Público Federal) e MPE (Ministério Público Estadual), A Secretaria de Educação de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, busca melhorar a qualidade de gestão no setor. A ação será executada através do projeto “MPEduc”.
Conforme a secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, o principal objetivo é estabelecer o direito à educação básica de qualidade, envolvendo membros do Ministério Público, gestores e cidadãos.
O projeto consiste em fazer um diagnóstico por meio de audiências públicas, visita às unidades educacionais e análise de questionários que são preenchidos no site do MPEduc pela Secretaria de Educação, por diretores de escolas municipais, coordenadores dos centros de educação infantil e pelos presidentes dos conselhos de Alimentação Escolar e de Acompanhamento do Fundeb.
Marinisa Mizoguchi informou que 100% de toda a rede municipal, de ensino, composta por 45 escolas municipais e 32 centros de educação infantil, já concluiu o preenchimento do questionário para a definitiva implantação do projeto.
“O que nos move é promover oportunidade igual para todos, oferecendo educação básica de qualidade. O Ministério Público pode fazer a diferença e deixar um legado em nosso país. Temos o dever de zelar pela efetividade das políticas públicas e vamos trabalhar intensamente para isso em nossa rede municipal de ensino”, afirmou a secretária.
Conforme a secretária, os membros do Ministério Público terão condições de compreender as deficiências do serviço público de educação básica e apresentar aos gestores públicos as recomendações para solucionar os problemas. As audiências públicas começam em agosto.