ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura não deve pagar Ecad por carnaval de rua

Nícholas Vasconcelos | 17/12/2012 20:01

A Prefeitura de Sidrolândia não deve pagar direitos autorais para o Ecad (pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) pelo carnaval da cidade.

Por unanimidade, a 5ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou a apelação do Ecad, que recorreu da sentença da 2ª Vara Cível da Comarca do município, que desobrigou o pagamento da taxa no valor R$ 1 mil.

Segundo o processo, o Escritório cobrava os direitos autorais do evento “Carnaval Sidro 2008”, realizado pela Prefeitura na Praça Central da cidade, com entrada gratuita da população e nenhum interesse lucrativo na festividade. O Município, ao promover o evento, também arcou com todas as despesas.

Para o Ecad a cobrança de direitos autorais do carnaval é legal, tendo a Prefeitura a obrigação do recolhimento de valores.

A primeira decisão julgou ilegal da cobrança de direitos autorais. O relator do processo, Desembargador Vladimir Abreu da Silva, esclareceu em seu voto: “Na hipótese tem-se um evento gratuito a realizar-se em uma praça, sem o desempenho de qualquer atividade lucrativa pelo Município, ao revés, atuando apenas como fomentador ao injetar dinheiro público para sua realização”.

Nos siga no Google Notícias