ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Presidente da Câmara assume cadeira de prefeito cassado por compra de voto

André Nezzi vai comandar município até eleição suplementar que será marcada pela Justiça Eleitoral; Mário Valério ainda tenta recurso em Brasília para se manter no cargo

Helio de Freitas, de Dourados | 21/09/2018 12:27
André Nezzi faz juramento ao assumir como prefeito interino de Caarapó (Foto: Divulgação)
André Nezzi faz juramento ao assumir como prefeito interino de Caarapó (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara Vereadores André Nezzi (PDT) foi empossado nesta manhã como prefeito interino de Caarapó, cidade a 283 km de Campo Grande. Ele vai comandar o município de 28 mil habitantes até uma nova eleição, em data ainda a ser definida pela Justiça Eleitoral.

Jornalista e o vereador mais bem votado em 2016 com 1.219 votos, André Nezzi, de 39 anos, assume a cadeira do prefeito Mário Valério (PR), cassado pela Justiça Eleitoral por compra de voto. O vice dele, Martim Flores (DEM), também foi cassado. Como presidente da Câmara assumiu o vice, Edson Montanhere Baratella (PT).

André Nezzi assumiu a prefeitura em sessão extraordinária da Câmara, convocada para declarar a vacância do cargo e para a posse do interino. Os cassados ainda tentam em Brasília obter um recurso para retomarem os cargos.

Ao ser empossado, André Nezzi disse que o dia não era de festa para o município. Segundo o site Caarapó News, o prefeito interino disse que “por erros jurídicos” houve a perda do mandato de Mário Valério, “conseguido democraticamente com mais de 9.700 votos”.

Compra de voto – Eleito com 9.718 votos em outubro de 2016, Mário Valério teve seu registro cassado em dezembro do mesmo ano acusado de abuso de poder econômico (compra de voto). O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) derrubou a decisão da juíza e livrou Valério e Martim Flores da cassação.

O Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que manteve a cassação. Entre as irregularidades atribuídas a Mário Valério está a distribuição de combustível para participação de uma carreata durante a campanha eleitoral.

Ele e o vice foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos, abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Nesta semana, a presidente do TRE, desembargadora Tânia de Freitas Borges, mandou ofício à Câmara de Caarapó determinando que o presidente do Legislativo assumisse imediatamente o cargo de prefeito até novas eleições. Mário Valério nega crime eleitoral e ainda espera reverter a cassação.

Nos siga no Google Notícias