ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Preso por bater na mulher, vereador pede afastamento e hoje vai para presídio

Diego Carcará pediu afastamento de 30 dias e Legislativo ainda analisa se pode convocar suplente

Helio de Freitas, de Dourados | 26/01/2022 13:50
Diego Carcará durante passeio de barco no Rio Dourados; vereador está preso. (Foto: Reprodução)
Diego Carcará durante passeio de barco no Rio Dourados; vereador está preso. (Foto: Reprodução)

O vereador Diego Candido Batista (PSD), o “Diego Carcará”, preso desde domingo (23) por violência doméstica contra a mulher e a enteada, pediu afastamento de 30 dias da Câmara de Fátima do Sul, cidade de 20 mil habitantes, localizada a 239 km de Campo Grande.

Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara, Emerson Cleber Mendes (PDT), Diego alegou “assuntos de interesse particular” para ficar um mês longe das atividades parlamentares.

A primeira suplente do PSD é a professora Maria Lucélia de Figueiredo Gomes, que recebeu 254 votos nas eleições de 2020. Ela foi diretora da Escola Jonas Belarmino, no distrito de Culturama, sua base eleitoral.

Entretanto, a convocação da suplente para ocupar a cadeira de Diego durante o afastamento ainda não está definida. Ao Campo Grande News, o presidente da Casa disse que o Regimento Interno do Legislativo não prevê convocação de suplente em caso de afastamento inferior a 60 dias. “Estamos aguardando parecer da Procuradoria Jurídica”, afirmou.

Ontem, a Mesa Diretora da Câmara divulgou nota repudiando atos de violência física e moral contra mulheres e se solidarizando com todas as vítimas “dessa chaga social”.

Sobre a prisão de Diego Carcará, a Câmara informou ter solicitado cópia do inquérito policial para a Corregedoria Parlamentar “apurar com rigor” eventuais falhas éticas do vereador. A investigação é conduzida pela Delegacia da Mulher.

Presídio – Recolhido na 1ª Delegacia de Polícia da cidade desde a noite de domingo, Diego deve ser levado ainda hoje para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Tanto o juiz da cidade quanto o plantão do Tribunal de Justiça negaram liberdade provisória ao vereador.

Dono de corretora de imóveis e vice-presidente da Câmara até 2020, Diego Carcará, 33, foi preso acusado de agredir a chineladas a mulher, de 31 anos de idade, e a enteada, de 12. Segundo a denúncia, ele estava bêbado e derrubou o filho de um ano de vida, motivando a discussão que terminou em agressão física e verbal.

No depoimento à polícia, a mulher disse que era submetida a constantes agressões e ameaças por parte do marido. Ela, que tinha sangramento no tímpano provocado pelos golpes de chinelo, disse que Diego a impedia até mesmo de ter acesso a dinheiro, às contas bancárias e aos documentos pessoais e de veículos do casal.

Nos siga no Google Notícias