ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Presos na fronteira carregavam meia tonelada de cocaína com selo de qualidade

Os sul-mato-grossenses Pedro Henrique Stival e Ronaldo Flores foram presos na Operação Ninho de Dragões

Helio de Freitas, de Dourados | 05/08/2021 08:40
Os sul-mato-grossenses presos com cocaína, vigiados por agente da Senad. (Foto: Divulgação)
Os sul-mato-grossenses presos com cocaína, vigiados por agente da Senad. (Foto: Divulgação)

Pesou 504 quilos, a carga de cocaína apreendida no final da tarde de ontem (5), na área rural de Capitán Bado, cidade paraguaia vizinha de Coronel Sapucaia (MS), a 400 km de Campo Grande. A droga tinha até selo de qualidade em alto-relevo nos tabletes.

Os sul-mato-grossenses Pedro Henrique Ifran Stival e Ronaldo Rojas Flores foram presos. A operação desencadeada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), FTC (Força-Tarefa Conjunta) e Força Aérea do Paraguai para interceptar a carga, ganhou o nome de “ninho de dragões”.

Trazida de avião da Bolívia, a droga foi desembarcada em pista clandestina na fazenda Yaguarundi e colocada em duas caminhonetes, uma Ford Range prata e uma Toyota Hilux SW4 também prata, conduzidas por Pedro e Ronaldo.

Agentes da Senad e militares da FTC com apoio de helicóptero da Força Aérea paraguaia já monitoravam o carregamento e interceptaram as duas caminhonetes em uma estrada de terra. Os dois motoristas abandonaram os veículos com a cocaína e correram para o mato, mas foram presos.

Nas duas caminhonetes, foram encontrados 15 fardos da droga. Sob forte esquema de segurança, a carga foi levada para a base regional da Senad, em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã, onde as equipes chegaram por volta de meia-noite.

Veja o vídeo:

A Senad calculou em 3,5 milhões de dólares (em torno de 18 milhões de reais) o valor da cocaína em território paraguaio. Conforme a agência antidrogas paraguaia, o selo em alto-relevo nos tabletes com a sigla “UFC” é garantia de qualidade, além de indicar o local onde a droga foi produzida, e o profissional de química encarregado da elaboração, uma espécie de certificação dos narcotraficantes.

Apesar de a carga ter saído da Bolívia, a Senad informou que não está confirmada se a cocaína foi produzida em território boliviano ou no Peru, pois, atualmente, existe também a rota Peru-Bolívia-Paraguai-Brasil.

A cocaína será submetida a exames para saber a procedência. Ainda segundo a Senad, a análise em laboratório pode revelar a “receita” e quais produtos foram utilizados. Através disso, é possível identificar o país de origem.

Ao Campo Grande News, a Senad informou que a identidade dos brasileiros foi confirmada pela Polícia Federal do Brasil. Pedro Henrique e Ronaldo Rojas serão levados para a capital Asunción.

Nos siga no Google Notícias