ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prioridade em vacina, índios são alvos de ódio e chamados de "peste"

Com direito à imunização por serem do grupo de risco, índios foram chamados de “pestes”, “cachaceiros” e “bandidos”

Helio de Freitas, de Dourados | 19/01/2021 16:54
O cacique Catalino Aquino, primeiro índio vacinado em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
O cacique Catalino Aquino, primeiro índio vacinado em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Os índios viraram alvos de discursos raivosos e ataques carregados de preconceito por serem incluídos nos grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19. Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, onde existe a mais populosa reserva indígena do País, as críticas de pessoas que se sentem menosprezadas foram parar na Polícia Federal.

A denúncia foi feita pelo promotor de Justiça João Linhares Júnior com base em comentários feitos em reportagem publicada pelo site Dourados News sobre a destinação de boa parte das primeiras doses à comunidade indígena.

As declarações, inseridas abaixo da matéria através da rede social Facebook, já foram excluídas, mas o promotor fez print das postagens e encaminhou para a delegacia da PF. “Isso mesmo, imuniza essa peste que não produz nada... bando de cachaceiro”, escreveu um internauta.

Internauta chamou índios de “pestes” e “cachaceiros” (Foto: Reprodução)
Internauta chamou índios de “pestes” e “cachaceiros” (Foto: Reprodução)

Outra afirmou: “eu acho um absurdo isso. Para nós que saímos todos os dias para trabalhar e produzir, pagamos impostos, temos que ser os últimos da fila. Agora, índio e bandido que só dão despesa têm que ser os primeiros. Isso é Brasil!”. Os nomes dos autores dos comentários foram borrados, mas aparecem nos prints encaminhados à Polícia Federal.

Comentário em reportagem sobre vacinação de índios gerou denúncia à PF (Foto: Reprodução)
Comentário em reportagem sobre vacinação de índios gerou denúncia à PF (Foto: Reprodução)

“Em Dourados, há várias aldeias indígenas com grupos muito vulneráveis à covid-19. Os indígenas estão entre aqueles que primeiro receberão a imunização, junto com profissionais da saúde e idosos. Contudo, algumas pessoas se indignaram e perpetraram discriminação nefasta contra os índios”, afirmou João Linhares Júnior, titular da 4ª Promotoria criminal.

Na condição de promotor de Justiça, Linhares Júnior encaminhou o material à Polícia Federal para apuração de discurso de ódio mediante a prática de racismo, crime previsto no artigo 20, parágrafo 2º, da Lei n. 7.716/1989, cuja pena é de 2 a 5 anos e multa.

“Trata-se da discriminação de raça/etnia, por meio da internet. É importantíssimo inibir uma escalada desse tipo de comportamento deletério contra os hipossuficientes/vulneráveis que terão prioridade na vacinação”, declarou.

Segundo ele, os internautas promoveram depreciação étnico-racial de toda a comunidade indígena, “concedendo-lhe tratamento odioso, calcado na falsa premissa de que não mereceriam o mesmo status e proteção jurídica conferido a quaisquer outros brasileiros”.

Linhares Júnior lembra: “estão entre os primeiros a vacinar-se por conta da situação precária de higiene, aglomeração e miserabilidade das aldeias, bem como pelo alto índice de contaminação e de letalidade entre eles”.

Para o promotor, as pessoas podem debater os critérios de vacinação e até não concordar com eles. Entretanto, ninguém tem direito de depreciar, menosprezar, vilipendiar toda uma comunidade por sua origem étnica e cor da pele, tratando-a com inferioridade e desprezo. “O racismo, em todas as suas formas, revela a pequenez de quem o comete. Há que combatê-lo sempre”.

O promotor de Justiça João Linhares Júnior (Foto: O Progresso)
O promotor de Justiça João Linhares Júnior (Foto: O Progresso)

Prioridade – Das 29 mil doses da CoronaVac que chegaram hoje a Dourados, 22 mil irão para a reserva indígena, onde vivem 18 mil índios. Serão 11 mil vacinados, cada um com duas doses do imunizante chinês.

O primeiro a receber a vacina de forma simbólica nesta terçpa-feira (19) foi o cacique guarani Catalino Aquino, de 78 anos, morador na Aldeia Jaguapiru. Segundo a Saúde pública, todos os índios acima de 18 anos são considerados do grupo de risco.

Nos siga no Google Notícias