ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Projeto da UFMS oferece atendimento jurídico gratuito para famílias carentes

Acadêmicos de Direito atendem pessoas de baixa renda em projeto de extensão

Clayton Neves | 24/04/2022 20:44
Campus de Três Lagoas da UFMS. (Foto: Divulgação)
Campus de Três Lagoas da UFMS. (Foto: Divulgação)

O campus de Três Lagoas da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está oferecendo desde o fim de março orientação jurídica gratuitamente. O Escritório Modelo de Assistência Judiciária atende pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Segundo uma das coordenadoras do projeto Ajuda Legal, Ancilla Caetano Galera Fuzishima, trata-se de um projeto de extensão que permite oferecer serviços aos assistidos.

“O que temos a oferecer é essa triagem, detectando como está a questão da pessoa, como é a melhor forma de compor o conflito. A partir disso, nós temos à disposição do assistido tanto o núcleo para judicializar a questão, como o de conciliação e mediação, além do Laboratório de Desenvolvimento Humano. Portanto nós temos três portas de acesso à justiça e a depender da questão apresentada o assistido vai ser direcionado para esta ou aquela porta”, detalha.

A também coordenadora, Heloisa Portugal, destaca que o projeto também recebe questões relacionadas a direitos patrimoniais, exceto trabalhistas e que as orientações são repassadas pelos estudantes.

“Quem atua são acadêmicos a partir do 4º semestre que, a depender da sua disponibilidade, começam a participar do projeto e passam, pelo menos uma vez por semana, a fazer atendimentos a possíveis assistidos”, acrescenta.

O coordenador do escritório, Evandro Carlos Garcia, reforça o quanto a iniciativa agrega no desenvolvimento das atividades.

“O Ajuda Legal recebe pessoas da comunidade de Três Lagoas e região, faz a triagem, avaliação do caso específico.  Às vezes, a busca é por informação de extrema importância para o exercício da cidadania, como a retirada de determinado documento, segunda via, algumas questões do cotidiano, como a necessidade de um medicamento de alto custo, entre outras. Então, para o Emaj, o projeto tem importância significativa, pois se torna porta para os serviços oferecidos pelo escritório”, explicou.

Para o diretor do campus, Osmar Jesus Macedo, a realização do Ajuda Legal permite a prestação de serviços à comunidade.

“É um projeto associado ao escritório, em que o curso de Direito faz uma prestação de serviços àquelas pessoas que têm dificuldade para contratar um serviço jurídico. Então, em algumas situações é possível fazer a orientação, organizar o processo, dar a entrada no judiciário e acompanhar o desdobramento com a orientação dos docentes”, disse.

Atendimento – O atendimento à comunidade ocorre às segundas-feiras, das 13h30 às 16h; terças-feiras, das 7h30 às 10h e nas quintas-feiras em dois períodos: pela manhã, das 7h30 às 10h, e à tarde, das 13h30 às 16h.

Os estudantes, a parir do 4º semestre do curso de Direito, interessados em participar do projeto precisam buscar informações diretamente no Emaj, localizado no CPTL. Avenida Cap. Olinto Mancini, 1662, Jardim Primaveril.



Nos siga no Google Notícias