ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Projeto sobre nutrição em aldeias encerra com lançamento de livro e vídeo

Objetivo foi formar agentes de saúde para cuidados em nutrição e resgatar tradições alimentares terenas

Por Cassia Modena | 28/12/2025 16:35
Projeto sobre nutrição em aldeias encerra com lançamento de livro e vídeo
Cena do documentário gravado em aldeia terena (Imagem: Reprodução/YouTube)

Realizado ao longo de 2025 em aldeias indígenas de Miranda, o projeto “Alimentando Tradições, Cultivando Saúde: Capacitação Terena no Cuidado Nutricional e Manejo da Obesidade" foi encerrado neste mês com o lançamento de um livro com orientações nutricionais e receitas, além de um minidocumentário sobre os saberes ancestrais compartilhados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O projeto "Alimentando Tradições, Cultivando Saúde", realizado em aldeias indígenas de Miranda em 2025, foi concluído com o lançamento de um livro de orientações nutricionais e um documentário. A iniciativa, desenvolvida por profissionais do SUS, focou na capacitação de agentes indígenas para o cuidado nutricional e manejo da obesidade nas comunidades terena. O programa, que beneficiou mais de 9 mil indígenas, resultou no livro "Resgatando os saberes tradicionais na alimentação" e no documentário "Hîhi – Resgatando a Memória da Culinária Terena". O projeto valorizou tradições alimentares locais, como o hîhi, bolinho tradicional de mandioca, e contou com financiamento da Fundect.

Profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) ligados à Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e à Escola Técnica Professora Ena de Araújo Galvão desenvolveram o projeto junto aos agentes indígenas de saúde e às comunidades terena com o objetivo de fortalecer a atenção nutricional e promover cuidados relacionados à obesidade.

Ao mesmo tempo que disseminou conhecimento, a proposta valorizou tradições alimentares indígenas. O hîhi (bolinho de mandioca) é uma das estrelas do livro lançado, que tem o título de "Resgatando os saberes tradicionais na alimentação - KIXOKU NIKEA NE VIYÉNOXAPA TERENOE MEKUKE" e pode ser lido ao fim desta matéria.

Projeto sobre nutrição em aldeias encerra com lançamento de livro e vídeo
O hîhi, prato tradicional terena feito com mandioca e embalado em folha de bananeira (Imagem: Reprodução/YouTube)

Já o documentário é o "Hîhi – Resgatando a Memória da Culinária Terena", que pode ser assistido no YouTube, aqui.

Os dois produtos foram apresentados na I Mostra de Experiências sobre Segurança Alimentar na Prática dos Agentes Indígenas de Saúde, realizada em Miranda. O encontro promoveu debates e colocou os agentes indígenas de saúde como agentes centrais para promover os cuidados e segurança alimentar.

O objetivo era formar 32 agentes indígenas de saúde que atendem as aldeias terena, abrangendo uma população total de 9.190 indígenas, conforme dados do DSEI/MS (Distrito Sanitário Especial Indígena Estadual).

Projeto sobre nutrição em aldeias encerra com lançamento de livro e vídeo
Formação de agentes indígenas de saúde em aldeia (Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde)

O projeto foi proposto em 2023 e foi realizado após receber financiamento da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). A Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição deu apoio à iniciativa.

Confira o livro com orientações alimentares e receitas, de 31 páginas:

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.