ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Queimadas fazem até cobra fugir da fumaça no Pantanal

Corumbá, cidade distante a 426 quilômetros de Campo Grande, amanheceu debaixo de muita fumaça neste sábado (12)

Kerolyn Araújo e Gabriel Neris | 12/09/2020 16:54



Focos de incêndio no Pantanal não estão dando trégua e o cenário é de destruição por todos os lados. Quem precisou passar pela BR-262 neste sábado (12), na região de Corumbá - cidade distante a 426 quilômetros de Campo Grande, enfrentou muita fumaça pelo caminho.

Vídeo enviado ao Campo Grande News, por meio do Direto das Ruas, mostra uma cobra atravessando a rodovia em meio a fumaça. Segundo a publicitária Ana Carolina Valdez, que enviou a imagem, as chamas não eram vistas nitidamente na vegetação às margens da BR, mas por um longo período a estrada estava totalmente tomada pela nuvem cinza das queimadas.

"Quando eu vi, não considerava que estava no nosso Estado. Fiquei muito triste por saber e ver de perto o que estamos vivendo. Não dá pra acreditar que das paisagens lindas que temos aqui no nosso Mato Grosso do Sul, a fumaça tomou conta e está devastando tudo. Nossos animais sofrendo com tudo isso, é aquilo que dói no coração. É lastimável!", comentou Ana Carolina.

Imagens áreas feitas neste sábado (12) mostram Corumbá debaixo de muita fumaça provocada pelas queimadas.



De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cortina de fumaça se deve aos focos registrados na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, onde o trabalho contra o fogo continua.

Segundo o coronel Ângelo Rabelo, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), a situação mais crítica é no Paiaguás, uma das regiões do Complexo do Pantanal.

Corumbá registrou somente neste ano 4.748 focos de queimadas, sendo ainda o primeiro colocado no País, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Em Mato Grosso do Sul são 7.181 focos registrados entre janeiro e 11 de setembro, 13% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado.

A previsão do tempo para os próximos é de mais calor, com poucas nuvens, e termômetros acima dos 40ºC. A expectativa de chuva deve ficar somente para a segunda quinzena de setembro.

Nos siga no Google Notícias