ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 36º

Interior

Redemoinhos e rajadas de vento causam destruição em assentamentos de Corumbá

Desmoronamento total de uma residência, destelhamento de escola e igreja estão entre os prejuízos registrados

Por Raíssa Rojas e Silvio de Andrade | 30/11/2025 13:22
Redemoinhos e rajadas de vento causam destruição em assentamentos de Corumbá
Ventos intensos destelharam residências dos assentamentos em Corumbá (Foto: Reprodução/Defesa Civil Municipal)

Rajadas de vento de forte intensidade, seguidas de redemoinhos e queda de granizo em pontos isolados causaram prejuízos significativos à infraestrutura e residências do assentamento São Gabriel, situado a cerca de 45 km de Corumbá.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Redemoinhos e fortes rajadas de vento causaram destruição nos assentamentos São Gabriel e no Distrito de Albuquerque, em Corumbá, a 428 km de Campo Grande. O temporal, ocorrido às 16h de ontem, provocou o desmoronamento de uma residência e danificou telhados de casas, escola e igreja locais. Moradores relataram queda de granizo em pontos isolados, danificando para-brisas de veículos. A queda de árvores e postes deixou a comunidade sem energia elétrica. A Defesa Civil distribuiu lonas emergenciais e, junto à Assistência Social, presta apoio às famílias afetadas. Não houve registro de vítimas.

A mudança brusca no clima da região, onde as chuvas têm sido escassas, ocorreu no final da tarde de sábado (29). A ocorrência foi divulgada somente às 12h20 de hoje pela Defesa Civil Municipal, que deu suporte aos assentamentos.

Os ventos intensos causaram até o desmoronamento total de uma residência, destelhamento, perdas parciais e totais de coberturas e significativa perda de telhas em escola e igreja locais, de acordo com a nota da SMPDC (Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil).

Os moradores da região relataram queda de granizo em pontos isolados, o que danificou o para-brisa de um veículo, além do registro de quedas de árvores e postes de energia que resultaram na queda de energia elétrica para toda a comunidade. Segundo a Defesa, a coordenação com a concessionária Energisa segue ativa para o restabelecimento completo da rede elétrica.

Redemoinhos e rajadas de vento causam destruição em assentamentos de Corumbá
Danos em para-brisa de veículos em decorrência da queda de granizo (Foto: Reprodução/Defesa Civil Municipal)

A equipe da Defesa Civil está levantando detalhes da ocorrência. As ações prioritárias foram a distribuição emergencial de lonas para a proteção de moradias, a avaliação de danos e o isolamento das áreas de risco. Para prestar apoio às famílias, a equipe foi acompanhada por representantes da Assistência Social.

Chuva rápida – Na área urbana de Corumbá, a concentração de nuvens e os trovões prenunciavam uma mudança climática na manhã deste domingo, porém a chuva que caiu foi rápida e reduziu a temperatura de 36 graus para 31 graus. O céu se mantém nublado.

A população é orientada a adotar medidas de segurança em caso de ventos fortes e granizo. Se estiver em casa, procure um abrigo seguro. Nunca permaneça sob árvores ou estruturas metálicas, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia caso haja risco de inundação ou danos estruturais.

Se estiver dirigindo, busque abrigo imediatamente, como um estacionamento coberto ou posto de gasolina, e evite parar sob árvores; se não for possível sair da rodovia, pare em local seguro e aguarde a passagem do fenômeno. Em situações de emergência, disque 193 para o Corpo de Bombeiros ou 199 para a Defesa Civil.

Redemoinhos e rajadas de vento causam destruição em assentamentos de Corumbá
Idosa olha o teto destelhado da residência ao lado de funcionário da Defesa Civil (Foto: Reprodução/Defesa Civil)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.