ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Revoltados com decisão do STF, sitiantes vão recorrer para despejar índios

Para proprietários, decisão da presidente do STF demonstra desconhecimento com a realidade do local, já que não existem estudos ou portaria para demarcação dos sítios em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 14/03/2017 11:56
Índios ocupam sítios no perímetro urbano de Dourados há um ano (Foto: Helio de Freitas)
Índios ocupam sítios no perímetro urbano de Dourados há um ano (Foto: Helio de Freitas)
Sítio onde, segundo Funai alegou ao STF, existem 61 famílias (Foto: Flávio Verão/Dourados Agora)
Sítio onde, segundo Funai alegou ao STF, existem 61 famílias (Foto: Flávio Verão/Dourados Agora)

Proprietários de cinco sítios invadidos por índios há um ano em Dourados, a 233 km de Campo Grande, vão entrar com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) na esperança que outro ministro revogue a decisão da presidente da Corte, Cármen Lúcia, que suspendeu ontem (13) a reintegração de posse das propriedades.

Revoltados com a decisão de Cármen Lúcia, os sitiantes, que antes das invasões usavam as propriedades para criação de gado leiteiro, galinhas e porcos e mantinham pequenas hortas, afirmam que a presidente do STF suspendeu a reintegração sem conhecer a realidade do local, já que não existem estudos ou portaria para identificação das áreas como terra indígena.

Na semana passada, eles se reuniram com um delegado da Polícia Federal e estavam confiantes que os índios seriam retirados ainda neste mês. “Ela [Cármem Lúcia] não podia fazer isso com a gente. Será que ela está ciente que isso aqui não é terra indígena”, afirmou ao Campo Grande News a sitiante Vanilda Valintin.

Expulsa de casa pelos índios na madrugada de 5 de março de 2016, junto com o marido e três filhos, de 3, 9 e 10 anos, Vanilda contesta a afirmação incluída no despacho da ministra de que existem 61 famílias no sítio. “É mentira! São dois barracos e minha casa que está invadida. Ela fala que tem crianças nos sítios, mas e meus filhos pequenos que foram expulsos de casa também não são crianças?”.

Segundo Vanilda, a alegação de que faltam água e terra para os índios não pode servir de desculpa para a invasão dos sítios. “Se falta água, é culpa da incompetência da gestão porque aqui tem o maior e mais raso aquífero de água doce do mundo. Não é nosso problema e sim da péssima gestão e administração da cidade, do estado, do governo federal. Não é justo tirarem de nós para dar para quem já tem. Só andar na aldeia para ver terras abandonadas”.

Reintegração suspensa - Cármen Lúcia suspendeu os efeitos da decisão da Justiça Federal que determinava a reintegração de posse dos imóveis alegando que a desocupação poderia oferecer “graves riscos de perda de vidas humanas nos dois lados do conflito”. A decisão acatou pedido de liminar da Funai.

A Funai alegou que a reserva de Dourados vem perdendo área e que os índios aguardam a revisão dos limites há mais de 30 anos. Sustentou ainda que 15 mil pessoas estão confinadas na reserva, o que resultaria em dificuldades, especialmente por causa da “falta de espaço de plantio para a maior parte das famílias e uma grande crise de desabastecimento de água”.

Cármem Lúcia observou que, se um lado parece haver precipitação na ocupação de imóveis particulares sem aguardar a demarcação para fins de futura ampliação da reserva indígena, não há como subestimar que a demora na conclusão do processo administrativo aprofunda o conflito fundiário. A reintegração fica suspensa até a sentença de mérito na instância de origem.

Nos siga no Google Notícias