ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Rochedo comemora aniversário de 67 anos nesta segunda-feira

Mariana Rodrigues | 23/11/2015 08:39
O município de Rochedo possui atualmente 5. 252 habitantes. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
O município de Rochedo possui atualmente 5. 252 habitantes. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Distante a 74 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Rochedo comemora nesta segunda-feira (23), 67 anos de emancipação. O Rio Aquidauana corre sobre o leito rochoso da cidade e o povoado é constituído pelos garimpeiros que ali chegaram em busca de diamantes.

Segundo o IBGE (Instituto de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município que possui pouco mais de 5 mil habitantes, teve início no ano de 1931, quando uma leva de nordestinos, especialmente baianos, alagoanos e pernambucanos, acampou à margem direita do rio Aquidauana, na tentativa de descobrir possíveis mouchões diamantíferos a exemplo do que já vinha ocorrendo no percurso daquele rio.

Depois de várias explorações, os esforços foram compensados pela descoberta de rica jazidas de diamantes. Os bons resultados obtidos determinaram a chegada de novos contingentes humanos e dentro em pouco a sua população foi elevada a 2 mil pessoas. Esse desenvolvimento rápido foi passageiro.

Os meios rudimentares utilizados na garimpagem determinaram a queda de produção e estagnação do povoado, agravado pela migração de grande parte dos garimpeiros a procura de outras riquezas e se voltaram para a agricultura, a pecuária e a extração da madeira, como nova possibilidade econômica da povoação.

Os primeiros povoadores de Rochedo foram Aparício Menezes, Severino Mourão, mais conhecido por Buriti, João Avelino de Souza, Afonso de Araújo Pessoa, Albino de Castro Coimbra, João Silva e vários outros que constituíram a cidade.

O município de Rochedo encontra-se na Região da Borda Ocidental da Bacia do Paraná. Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

Nos siga no Google Notícias