ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 21º

Conteúdo Patrocinado

Medicina: por que o Paraguai se tornou polo da formação médica da América do Sul

Mensalidade acessível, estrutura e corpo docente qualificado se destacam na Universidade Interamericana

Post Patrocinado | 07/10/2026 08:30
Medicina: por que o Paraguai se tornou polo da formação médica da América do Sul
Acadêmicos de Medicina durante atividade em sala de aula na Universidade Interamericana. (Foto: Divulgação)

O sonho de vestir o jaleco esbarra, para muitos brasileiros, em uma conta difícil de fechar: enquanto mensalidades de Medicina em faculdades privadas no Brasil frequentemente ultrapassam R$ 10 mil, no Paraguai os valores podem ser até quatro vezes menores. Somada à alta concorrência nas universidades públicas brasileiras, essa diferença tem levado cada vez mais estudantes a cruzar a fronteira em busca da graduação.

Diante desse cenário, um movimento se consolida a cada semestre: a migração de estudantes brasileiros rumo ao Paraguai. O país vizinho se transformou em um dos principais polos de formação médica da América Latina.

Medicina: por que o Paraguai se tornou polo da formação médica da América do Sul
Estudantes de Medicina participam de atividade prática com recursos tecnológicos durante a formação.

Milhares de brasileiros estão matriculados em cursos de Medicina em solo paraguaio, atraídos principalmente pelo custo de vida mais acessível e pelo valor das mensalidades.

Na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, a procura pelos cursos de Medicina no lado paraguaio tem aumentado de forma acentuada.

Mas a vantagem financeira é apenas a porta de entrada. Outro fator que pesa na escolha é a qualidade acadêmica e a modernização das instituições de ensino paraguaias.

Medicina: por que o Paraguai se tornou polo da formação médica da América do Sul
Fachada de uma das estruturas da Universidade Interamericana, em Pedro Juan Caballero. (Foto: Divulgação)

A Universidade Interamericana, em Pedro Juan Caballero, conta com infraestrutura e tecnologia em seus diferentes setores acadêmicos e integra esse cenário de expansão do ensino médico na região.

As opções para quem pretende cursar Medicina no Paraguai são variadas. A economia no custo de vida também faz diferença na rotina. Moradia, alimentação e transporte possuem valores consideravelmente inferiores aos encontrados em grandes centros urbanos brasileiros, permitindo que as famílias sustentem o sonho da graduação com maior tranquilidade financeira.

Com isso, a Medicina no Paraguai deixou de ser vista apenas como uma alternativa para se tornar uma escolha para quem busca conciliar formação acadêmica e viabilidade econômica.

As famílias atraídas pelos cursos também demonstram preocupação cada vez maior com a qualidade do ensino. Afinal, são mais de cinco anos de estudos, e a infraestrutura oferecida durante esse período pode fazer diferença na formação dos futuros profissionais.

A Universidade Interamericana reafirma, a cada nova turma, seu compromisso com a formação de médicos capacitados, éticos e humanizados, preparados para atuar nos mais diversos sistemas de saúde.

Para os estrangeiros que cruzam a fronteira a cada semestre, a Universidade Interamericana representa não apenas uma faculdade, mas um ambiente onde o empenho pessoal encontra a estrutura necessária para transformar vocação em profissão.

Medicina: por que o Paraguai se tornou polo da formação médica da América do Sul
Laboratório da Universidade Interamericana conta com microscópios para atividades práticas dos acadêmicos.

Onde ficam as unidades

A Universidade Interamericana conta com diferentes estruturas de ensino e atendimento em Pedro Juan Caballero. Confira os endereços:

Sede 1: Calle Cerro León, esquina com Juana de Lara.

Centro Tecnológico: Rua 450, esquina com Avenida Tza. María Alice.

Clínica 1 Central: Teniente Herrero, entre Alberdi e Humaitá.

Centro de Simulação: integrado ao complexo da Sede 1 e do Centro Tecnológico, na região da Calle Cerro León e Rua 450.

Clínica 2: Avenida Panchito López, esquina com Fernando de la Mora.

Clínicas 3, 4, 5 e 6: as unidades comunitárias e universitárias estão distribuídas por diferentes regiões de Pedro Juan Caballero, incluindo os bairros General Genes e San Antonio e áreas periféricas da cidade. Os espaços são destinados ao atendimento da comunidade e à prática acadêmica dos estudantes.

Contatos da Universidad Interamericana: (67) 99677-0757 (Clique aqui) e pelo site www.interamericana.edu.py.

Saiba mais pelo Instagram @interamericana.med.

Medicina: por que o Paraguai se tornou polo da formação médica da América do Sul
Clínica Central integra a estrutura utilizada para formação prática dos estudantes de Medicina.