ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Secretário alerta para contaminação de carne saqueada após incêndio

Ricardo Campos Jr. | 14/01/2017 18:09
População saqueia carne após incêndio em caminhão (Foto: Nova Alvorada Notícias)
População saqueia carne após incêndio em caminhão (Foto: Nova Alvorada Notícias)

A carne saqueada pela população após um incêndio com caminhão frigorífico em Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros de Campo Grande, pode estar contaminada. O alerta foi feito pelo secretário estadual de Saúde daquele município, Rubens Trombini, em entrevista ao jornal local Nova Alvorada Notícias.

Segundo ele, diversos fatores contribuem para que o produto fique inapropriado para consumo e possa trazer diversos riscos à saúde. Em primeiro lugar, mesmo estando refrigerada durante a viagem, sofreu uma grande variação de temperatura na carroceria e teve contato com fumaça e gases liberados pelo fogo, que são altamente tóxicos devido à presença do poliuretano expandido.

Esse elemento é usado no revestimento interno dos caminhões frigorífico e contém, por exemplo cianeto. Mesmo se o produto foi lavado antes de ser cozido pode trazer danos ao corpo humano. Não basta, segundo ele, jogar fora a peça. É preciso incinerá-la ou enterrá-la em local apropriado.

Trombini orientou as pessoas que pegaram os produtos a procurar o Hospital Municipal imediatamente se apresentarem dores abdominais, náuseas, cólicas ou quaisquer outros distúrbios intestinais, principalmente as crianças.

A Polícia Civil local está em alerta caso algum açougue venha a vender o produto. Nesse caso, o estabelecimento será fechado e o dono, preso em flagrante.

O caso aconteceu na rodovia BR-267 e foi registrado na Polícia Civil local pelo motorista do veículo, um homem de 57 anos. O destino da carga era Maringá (PR), onde fica a empresa distribuidora onde trabalha o motorista.

Conforme o Jornal da Nova, o motorista disse que o fogo se propagou rapidamente, o que obrigou ele a parar no KM 191 da rodovia. Várias pessoas se aglomeraram em torno caminhão e passaram a saquear a carga.

Ao todo, eram levados 34,7 toneladas de carne. Ele conta que não conseguiu controlar os populares, que usaram até caminhões para saquear. A carga também não era protegida por seguro. O caso será investigado.

Nos siga no Google Notícias