ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Secretário diz que oferta de exame do coração aumentou, mas demanda ainda supera

Helio de Freitas, de Dourados | 19/09/2017 15:46
Renato Vidigal disse que número de ecocardiograma passou de 88 para 320 por mês (Foto: Divulgação)
Renato Vidigal disse que número de ecocardiograma passou de 88 para 320 por mês (Foto: Divulgação)

O secretário municipal de Saúde de Dourados, Renato Vidigal, disse hoje (19) que o número de ecocardiogramas disponibilizados para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) aumentou de 88 para 320, mas admite ainda ser insuficiente para atender a demanda. Nesta terça-feira, a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima instaurou inquérito civil para apurar a demora de pacientes cardiopatas em fazer o exame. Em alguns casos, estão na fila há 20 meses.

“Até abril de 2017, a Secretaria de Saúde de Dourados contava com apenas uma unidade conveniada para o exame de ecocardiografia, com um total de 88 exames disponíveis por mês. No momento, após a contratação de mais dois prestadores, a Secretaria de Saúde dispõe de 320 vagas ao mês”, afirmou Vidigal em nota encaminhada ao Campo Grande News.

Apesar do aumento das vagas, o secretário afirma que o número ainda continua baixo para a demanda existente. Conforme o Ministério Público, atualmente existem 1.883 pacientes adultos e 159 pacientes infantis aguardando o ecocardiograma.

“Como sugestão seria a contratação de mais prestadores para realização de ecocardiografias. Estudos estão sendo realizados para que essa ação seja feita o mais rápido possível”, informou a assessoria de Renato Vidigal.

Ainda conforme a assessoria, a ecocardiografia ambulatorial é autorizada via sistema de regulação. O paciente do SUS, de posse do pedido do exame, deve se dirigir à unidade de saúde de referência no bairro onde mora para a inserção no Sisreg. Depois, o setor de regulação da Secretaria de Saúde faz a análise e classificação de risco, que fica disponível em tempo real através da internet.

“Caso o profissional regulador constate a urgência e se tiver vaga disponível, este pode proceder a autorização do referido pedido. Caso não tenha vaga disponível para agendamento, a solicitação fica como pendente no sistema, ou seja, aguardando vaga para posterior autorização”, explica a secretaria.

Conforme a pasta, os critérios utilizados pelo setor de regulação levam em conta a classificação de risco de cada paciente, como quadro clínico, história pregressa, tratamentos realizados (medicamentoso ou não) e resultados de exames anteriores.

Nos siga no Google Notícias