Seis cidades de MS vão ter fluor na água encanada a partir de agora
Aplicação de fluor na água é um dos processos que garantem sua efetiva eficácia de saneamento

A fluoretação da água encanada é considerada um importante processo para garantir que o saneamento básico cumpra sua função de ampliador da saúde pública. O procedimento, ainda não realizado em todos os lugares, agora, vai ser feito em mais seis cidades de Mato Grosso do Sul, conforme anúncio da Sanesul.
A novidade, que deve beneficiar mais de 152 mil pessoas, foi definida em reunião do Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água, que tem o Governo do Estado e o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) como membros.
Os municípios que passarão a contar com a fluoretação são Sidrolândia, que possui cerca de 60 mil habitantes, Miranda (com aproximadamente 28 mil), Anastácio (cerca de 25 mil), Sete Quedas (em torno de 11 mil) e Porto Murtinho (quase 18 mil), além de Guia Lopes de Laguna, com população na casa dos 10 mil atualmente.
A previsão é que o sistema de fluoretação seja disponibilizando ainda no segundo semestre deste ano. Segundo o CRO, essa é uma importante conquista para a saúde pública no Estado. "A fluoretação será ampliada e isso irá proporcionar mais qualidade de saúde bucal para a população", diz a presidente do CRO, Silvânia Silvestre.