ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Sem 13º salário, servidores da prefeitura protestam nas ruas

Helio de Freitas, de Dourados | 21/12/2017 11:39
Servidores de Dourados durante passeata hoje na Marcelino Pires (Foto: Adalberto Domingos)
Servidores de Dourados durante passeata hoje na Marcelino Pires (Foto: Adalberto Domingos)

Servidores municipais fizeram uma passeata e um ato público hoje (21) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Eles protestam contra o atraso no 13º salário. A data-limite foi ontem, mas a prefeitura não depositou o dinheiro, nem informou quando o abono será pago. Desde outubro, a prefeitura adota escalonamento da folha salarial dos servidores, alegando falta de dinheiro.

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) acusa a prefeitura de descaso com os servidores. Segundo a entidade, os profissionais da educação municipal estão revoltados com o atraso dos salários e agora do 13º. Na passeata, os manifestantes afirmaram que a falta do 13º prejudica o comércio, como mostra o vídeo abaixo.

“A categoria não acredita que Dourados, localizada no centro do agronegócio, possa estar em crise financeira. Até o momento, o Executivo não apresentou dados satisfatórios sobre o orçamento da educação e da administração como um todo. Nenhuma auditoria nas contas do governo foi apresentada”, afirma o Simted, em nota oficial.

Conforme o sindicato, os educadores acumulam perdas ao longo do ano. “Os salários atrasados e o não pagamento do décimo terceiro compromete a vida e o planejamento de milhares de famílias douradenses”.

Prefeitura – Em nota distribuída nesta manhã, a prefeitura informou que vai começar a pagar ainda nesta semana o 13º salário dos servidores lotados na saúde e na educação. O secretário municipal de Fazenda, João Fava Neto, disse que não será possível pagar todos os funcionários “por conta da crise financeira que já é do conhecimento dos servidores e da população em geral”.

Para justificar a falta de dinheiro, a prefeitura alega que os planos de cargos, carreiras e remuneração do funcionalismo, aprovados no ano passado, aumentaram em R$ 64 milhões a folha salarial de 2017.

“Mantivemos contatos com bancos, em busca de financiamentos para o 13º, mas a rede bancária não abriu portas a Dourados, pois a carteira da prefeitura foi vendida pela gestão anterior, de 2016 até 2019, o que faz com que os bancos não tenham interesse em uma negociação”, explicou o secretário.

Segundo ele, com o dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) será pago o 13º de 2.655 professores.

Já com a verba liberada pelo governo federal para a MAC (Média e Alta Complexidade) será possível pagar 1.072 profissionais da área da saúde, que recebem até R$ 3.400 líquidos.

 

Nos siga no Google Notícias