ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Sem acordo com prefeitura, professores entram na quarta semana de greve

Nesta segunda-feira, educadores fazem novo protesto na MS-156, entre Dourados e Itaporã

Helio de Freitas, de Dourados | 04/04/2022 10:49
Educadores em greve há 22 dias bloqueiam a MS-156, entre Dourados e Itaporã. (Foto: Divulgação)
Educadores em greve há 22 dias bloqueiam a MS-156, entre Dourados e Itaporã. (Foto: Divulgação)

A greve de professores e administrativos da Rede Municipal de Ensino de Dourados (a 233 km de Campo Grande) entrou hoje (4) na quarta semana. São pelo menos 33 mil alunos de escolas e centros de educação infantil sem aula desde o dia 14 de março.

Nesta segunda-feira, os grevistas fazem novo bloqueio da MS-156, na saída para o município de Itaporã. Com apoio de educadores de escolas indígenas, o protesto inclui fechamento dos dois sentidos da rodovia. Segundo os manifestantes, a estrada será liberada parcialmente a cada intervalo de meia hora.

O magistério reivindica reajuste de 33,24% do piso nacional – autorizado neste ano pelo Ministério da Educação – e os administrativos cobram 10,6% de reposição da inflação do ano passado.

A prefeitura propõe pagar o reajuste do piso em três parcelas e assume o compromisso de mandar projeto para a Câmara de Vereadores em maio para implantar o piso nacional para 20 horas semanais de forma escalonada até 2024.

Na sexta-feira, a administração municipal reuniu 46 diretores de escolas municipais para esclarecer o processo de negociação com o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

“Estamos sendo transparentes com os números e explicando que para chegar na proposta de 18,86% durante o ano, o município está no limite financeiro e principalmente fiscal para atender os pleitos dos professores de uma única vez”, disse o prefeito Alan Guedes (PP).

Já o então secretário de Governo Henrique Sartori (ele deixou a pasta na sexta-feira e virou assessor especial do gabinete) disse que o município tem condições de ofertar o reajuste de forma escalonada durante este ano, atingindo assim o piso nacional de R$ 3.846,00 para 40 horas semanais.

Alan Guedes lembrou ter assumido compromisso com os professores de avançar na meta de transformar o piso de 40 horas para 20 horas semanais a partir do ano que vem. “Também assumi compromisso de criar fórum permanente de negociação para que professores e poder público possam trabalhar juntos em melhorias para a educação municipal”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias