ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Sem acordo, sindicato ameaça deflagrar greve na indústria de celulose

Caroline Maldonado | 16/09/2014 11:42
Manifestação em frente a Eldorado Brasil reuniu cerca de 500 trabalhadores, segundo sindicato (Foto: Divulgação/Sititrel)
Manifestação em frente a Eldorado Brasil reuniu cerca de 500 trabalhadores, segundo sindicato (Foto: Divulgação/Sititrel)

Durante manifestação em frente a indústria de papel e celulose Eldorado Brasil, em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, sindicalistas ameaçaram uma paralisação caso não haja acordo para aumento salarial com a empresa e outras duas que têm fábricas no município, a International Paper e a Fibria. A categoria pede 2% de aumento real nos salários, no entanto as indústrias oferecem apenas 0,63%, segundo o Sititrel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose).

De acordo com o presidente do Sititrel, Almir Morgão, se as empresas não responderem as reivindicações taé sexta-feira (19), os trabalhadores decidirão se haverá paralisação. “A palavra final é do trabalhador, caso eles não aceitem a proposta e a empresa não se manifeste com novas negociações existe a possibilidade de pararmos”, disse.

Para o sindicalista as empresas podem oferecer aumento razoável, já que estão entre as maiores do Brasil. “É um absurdo a maior empresa de celulose do Brasil oferecer esse aumento, isso é uma injustiça com o trabalhador que luta todos os dias para fazer essa empresa crescer”, afirmou o presidente da entidade em frente a Eldorado. Ele lembrou que os funcionários batem recordes de produção e com isso, a empresa bate recorde de exportação. “E qual a nossa recompensa? 0,63% é inadmissível, não podemos tolerar tão baixo reconhecimento”, enfatizou.

Segundo o Sititrel, forças sindicais do Estado de São Paulo declararam apoio ao movimento e garantiram que no caso de greve estarão à disposição do sindicato local. A manifestação de hoje começou por volta das 7h30 e se estendeu até às 9h30, reunindo cerca de 500 trabalhadores, conforme a entidade. Durante a manhã de ontem (15), a entidade fez manifestação em frente a Fibria e a International Paper.

A Eldorado Brasil informou hoje (16) que mantém diálogo aberto com o Sititrel e “não comenta os assuntos que estão em negociação”. Após a manifestação de ontem (15), a International Paper informou ao Campo Grande News que está negociando com o Sititrel, mas não sinalizou uma contraproposta. A Fibria também confirmou que está em processo de negociação coletiva com o Sititrel, mas assegurou ter apresentado no dia 29 de agosto a proposta final e disse que aguarda a realização de assembleia do sindicato para que a proposta seja apreciada e votada pelos empregados.

Nos siga no Google Notícias