ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Sem auxiliares em Ceims, educadores infantis entram em greve dia 8

Decisão foi tomada em assembleia hoje no Simted de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 04/08/2017 16:30
Profissionais reclamam de falta de pessoal de apoio para atender crianças (Foto: Divulgação)
Profissionais reclamam de falta de pessoal de apoio para atender crianças (Foto: Divulgação)

Educadores que trabalham nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) decidiram iniciar uma greve parcial a partir de terça-feira (8) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Segundo o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), os profissionais reclamam da falta de pessoal de apoio técnico e estagiários.

A greve foi aprovada em assembleia na manhã de hoje (4) no Simted. “As professoras denunciam a falta de pessoal de apoio em salas de aula, com a grande redução no número de estagiários. Sem auxiliares em período integral, as profissionais não conseguem atender ao quantitativo de crianças por sala”, afirmou o sindicato, em nota.

A presidente do Simted, Gleice Jane Barbosa, disse que cada um dos 36 Ceims do município vai organizar, junto com o conselho formado pelos pais, o trabalho durante a paralisação, mas a decisão é atender as crianças apenas em tempo parcial. “Sem estagiárias para o apoio, o trabalho fica precário”.

Segundo o Simted, a decisão das professoras segue deliberação do Comed (Conselho Municipal de Educação de Dourados) e resolução da própria Secretaria Municipal de Educação.

Sobre a educação infantil, a deliberação 080 diz que “em qualquer faixa etária as funções de educar e cuidar deverão ser exercidas pelo professor, acompanhado por um auxiliar em período integral”.

“Para não colocar as crianças em risco e por questões de segurança, as servidoras optaram pela paralisação parcial das atividades nos Ceims. Serão realizadas reuniões com os conselhos dos Centros de Educação Infantil, com os profissionais das unidades e pais e mães das crianças”, informou o Simted.

Ainda de acordo com o sindicato, os familiares devem procurar os Ceims para mais informações sobre a paralisação.

Os educadores também pediram que os pais fiquem atentos à capacidade de crianças por sala de aula, que deve ser de seis por professor para alunos de até um ano, de oito por professor de um a dois anos e de 12 crianças por professor na faixa etária de dois a três anos. O máximo permitido pela resolução é de 20 alunos por professor para crianças de cinco a seis anos.

O Simted informou que uma nova assembleia dos educadores de Ceims está marcada para terça-feira às 9h. A assessoria de imprensa da prefeitura foi procurada, mas não se manifestou.

Nos siga no Google Notícias