ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Sem horário prévio, município retoma barreiras sanitárias para conter covid-19

Cidade está há 20 dias sem registrar novos casos de coronavírus

Tainá Jara | 06/06/2020 07:18
Barreiras sanitária não serão fixas e ocorreram sem horário prévio durante o final de semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Andradina)
Barreiras sanitária não serão fixas e ocorreram sem horário prévio durante o final de semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Andradina)

Sem horário prévio, barreiras sanitárias foram retomadas no município de Nova Andradina, distante 301 quilômetros de Campo Grande, durante o final de semana. Com 11 casos confirmados do novo coronavírus, a cidade não registra novas contaminações há 20 e pretende continuar livre da doença, já que o número de casos avançou no interior de Mato Grosso do Sul.

Os pontos de monitoramento de veículos nas entradas e saídas da cidade, têm apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes do Demtran, setor de fiscalização, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária.

O anunciou foi feito na tarde de ontem, pelo secretário Sérgio Maximiano, durante a transmissão do boletim diário da covid-19, nas redes sociais da Prefeitura Municipal.

“Não vamos informar quando começa ou termina a fiscalização dos veículos. A abordagem será feita neste sábado e no domingo, em horários aleatórios, sem prévio aviso. A checagem será realizada nos condutores e passageiros que passarem pelo bloqueio”, explicou o titular da saúde.

O objetivo é orientar condutores e passageiros sobre o crescente aumento casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, e coletar dados para monitoramento de pessoas que vêm de outras localidades.

O secretário já confirmou também que no feriado prolongado de Corpus Christi, dias 11 e 12 de junho, será montada barreiras sanitárias nesses mesmos locais, porém a estratégia de abordagem ainda será definida nos próximos dias.

Controle - Há mais de 20 dias, o município não registra casos de covid-19. Para Maximiano, o controle da propagação do vírus no município pode ser atribuído há vários fatores. Primeiramente, ao trabalho permanente e integrado das secretarias municipais, demais dos órgãos públicos e instituições parcerias que atuam na prevenção e combate ao coronavírus.

Ao longo dos últimos meses, por exemplo, foram tomadas precauções como tornar obrigatório o uso de máscaras, higienização das mãos, entre outras medidas restritivas como suspensão das aulas presenciais nas escolas, fechamento/ funcionamento especial do comércio, igrejas, academias, empresas, entre outros locais de grande aglomeração.

Contudo, o secretário afirma que a ação mais importante é a conscientização e o apoio da população. “A grande maioria está fazendo sua parte, usa máscaras, higieniza as mãos e fica em casa sempre que pode. Isso tem feito a diferença até aqui”, avalia.

Para o gestor, não é hora de relaxar. O momento é de alerta, de redobrar os cuidados de higiene e manter o isolamento social, pois o número de casos confirmados vem crescendo subitamente no estado, em especial em regiões com a grande Dourados.

Hoje, o estado de MS chegou a 1997 casos confirmados, sendo 21 mortes. A expectativa da SES é dobrar esses números em uma semana.

Nos siga no Google Notícias