ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

TJ mantém lei de Novo Horizonte que dá licença-maternidade de 180 dias

Marta Ferreira | 18/11/2011 18:26

O TJ (Tribunal de Justiça) manteve esta semana lei aprovada pela Câmara de Vereadores de Novo Horizonte do Sul que amplia para 180 dias o prazo de duração da licença maternidade.

O prefeito Marcílio Benedito havia vetado a lei, mas o veto foi derrubado e a medida promulgada pela Câmara.

Diante disso, foi à Justiça para derrubar a legislação. No processo, o argumenta que a promulgação foi feita de forma errada. Segundo ele, os vereadores, em sessão ordinária, rejeitaram o veto e promulgaram a lei. Dessa forma, alega, feriram a Constituição Federal, no item que dá ao presidente da Casa a prerrogativa de promultar leis.

Ao analisar o pedido, o Órgão Especial do TJ acatou o voto d relator do processo, desembargador João Maria Lós. Ele reconheceu que a norma municipal possui vício de iniciativa, pois foi proposta pela Câmara Municipal quando deveria ter sido iniciativa do Executivo Municipal, contudo, indeferiu a solicitação por já haver previsão de licença maternidade de 180 dias na Carta Estadual.

“Há um acréscimo no parágrafo 3º do art. 206, por meio da Emenda Constitucional nº 41/09, e a Constituição Estadual de MS concedendo essa licença. Não vejo periculum in mora neste caso, por isso estou, com o parecer, negando a liminar”, disse ele em seu voto.

Nos siga no Google Notícias