ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

TJ mantém cobrança de taxa de iluminação pública em município

Decisão é do juiz substituto em segundo grau Luiz Antonio Cavassa de Almeida, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 19/07/2019 21:06
Parque ambiental às escuras em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
Parque ambiental às escuras em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

Liminar do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) autorizou que a prefeitura de Dourados, continue utilizando o dinheiro da taxa de iluminação pública para pagar outras despesas. O uso dos recursos estava suspenso desde o início deste mês, quando o Ministério Público conseguiu na justiça por fim a cobrança da taxa da Cosip, sob a alegação de que o serviço de iluminação nos bairros está precário.

Além de determinar o fim da desvinculação e devolução do dinheiro usado para outros fins, o juiz da 6ª Vara Cível José Domingues Filho determinou que a prefeitura fizesse, em 30 dias, um levantamento da situação da iluminação pública por bairros e, com base nesse levantamento, suspender a cobrança nos pontos entregues à escuridão.

O município então recorreu da decisão alegando entre outros fatores, que a liminar concedida ao MP “causará graves prejuízos ao Município” e afronta a separação de poderes, indo “muito além de qualquer controle de políticas públicas”.

A prefeitura ainda informou que a prestação dos serviços de iluminação estão adequados e que é impossível a individualização da arrecadação. O pedido foi aceito pelo juiz substituto em segundo grau Luiz Antonio Cavassa de Almeida, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Em resumo, a liminar mantém tudo como era antes.

A prefeitura vai continuar destinando o dinheiro para outros gastos, a cobrança da taxa será mantida e sequer o levantamento do atual estado da rede de iluminação pública na região, precisará ser feito. A decisão ainda será julgada em plenário. 

Recursos - Desde o ano passado a prefeitura utiliza para pagar salários dos servidores boa parte da arrecadação da taxa cobrada junto com a conta de luz. Só que o serviço está precário e a maioria dos bairros e até o centro da cidade estão na escuridão.

A prefeitura alega que um decreto do governo federal permite a desvinculação de até 30% da arrecadação de impostos e taxas.

Nos siga no Google Notícias