ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

TJMS instalará Justiça Itinerante em Dourados na próxima quinta-feira

Vinícius Squinelo | 17/09/2013 22:27

Nesta quinta-feira (19) ocorre a solenidade de entrega do ônibus e a inauguração dos serviços da Justiça Itinerante em Dourados, às 10 horas, no prédio do Fórum.

O serviço vai atender os distritos que, em razão da distância, são os mais carentes da atuação do Poder Judiciário: Indápolis (12 km de Dourados), Itahum (61 km), Panambi (13 km), Picadinha (15 km), Vila São Pedro (7 km), Vila Formosa (32 km), Vila Macaúba (38 km) e Vila Vargas (15 km).

Os dias de atendimento serão terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 12 horas, e o primeiro local a receber a novidade será o distrito de Indápolis, com previsão para o dia 1º de outubro. Importante lembrar que em cada distrito residem, em média, três mil habitantes, que terão no ônibus o acesso à justiça facilitado.

Ao disponibilizar a unidade móvel para levar a atividade jurisdicional aos locais mais distantes e necessitados da comarca, mais uma vez o Tribunal de Justiça amplia o acesso à justiça ao aproximá-la da população, otimizando a prestação jurisdicional, a exemplo do que ocorre em Campo Grande desde 2001.

A Justiça Itinerante tem apresentado resultados práticos positivos ao resolver, por meio da conciliação, os conflitos apresentados pela parte. Na Capital, a Itinerante é composta por dois ônibus que percorrem bairros e atendem demandas judiciais, sem a necessidade que eles tenham que se dirigir ao centro da cidade.

O serviço gratuito, oferecido pelo Poder Judiciário, busca conciliar todos os tipos de ação e quando não há acordo, encaminha como ação para a 8ª Vara do Juizado Especial para solucionar o conflito. As questões atendidas envolvem quantias de até 40 salários mínimos, pequenas cobranças, indenizações, pensão alimentícia, revisional de alimentos, separação judicial, divórcio, guarda, conversão de união estável em casamento.

A Justiça Itinerante é um serviço disponibilizado por meio de unidades móveis (ônibus adaptados), que atrai a população pela facilidade e rapidez no atendimento, além de não gerar nenhum custo à população.

A instalação da Itinerante em Dourados é uma conquista da gestão do Des. Marco André Nogueira Hanson à frente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de MS, e consequência do crescimento populacional em razão da instalação de empresas, com geração de emprego e rendas na comarca, tornando imprescindível a otimização da prestação jurisdicional, visando aproximar a justiça da população.

O ônibus que abrigará a Justiça Itinerante em Dourados foi cedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS) para atender os jurisdicionados da localidade, considerando-se que esta forma de prestação jurisdicional facilita o acesso à justiça às pessoas que residem não apenas no município, mas em locais mais afastados da comarca, o que democratiza a justiça e efetiva os direitos da população.

Nos siga no Google Notícias