ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Trabalhadores sem-terra acampam no pátio da usina da família Bumlai

Pelo menos cem pessoas da União Nacional Camponesa chegaram ao local por volta de 7h e estão no portão de acesso à usina; as famílias são de um acampamento na saída para Ponta Porã

Helio de Freitas, de Dourados | 06/03/2017 08:32
Sem-terra chegam à Usina São Fernando, em Dourados (Foto: Divulgação/PM)
Sem-terra chegam à Usina São Fernando, em Dourados (Foto: Divulgação/PM)

Pelo menos cem trabalhadores rurais ligados à União Nacional Camponesa acamparam na manhã de hoje (6) no pátio da Usina São Fernando, em Dourados, a 233 km de Campo Grande. As famílias usam camiseta vermelha e carregam cartazes.

Enfrentando pedidos de falência na Justiça por causa de dívidas, a indústria pertence à família do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um dos condenados na Operação Lava Jato.

Os sem-terra que estão na usina são de um acampamento instalado em uma fazenda próxima, arrendada pela indústria para plantio de cana.

Policiais militares e rodoviários federais acompanham o protesto. Segundo informações das equipes, não há bloqueio e todos os funcionários puderam entrar normalmente para trabalhar. Os sem-terra ainda não se manifestaram sobre o protesto.

A usina da família Bumlai tem dívida de pelo menos R$ 1,5 bilhão e enfrenta vários pedidos de falência, inclusive do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

No mês passado, o juiz da 5ª Vara Cível de Dourados, Jonas Hass Silva Junior, marcou para o dia 9 de março a assembleia a assembleia geral de credores da empresa e tentar aprovar o plano de recuperação judicial.

Caso não aconteça nessa data, será adiada para 16 de março. Essa é a terceira vez que a Justiça marca data para a assembleia, pois nas outras o próprio Tribunal de Justiça de MS suspendeu a pedido de um dos credores, o BNP Paribas.

Nos siga no Google Notícias