ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Três Lagoas adota nova técnica para combater mosquito da dengue

Um equipamento de termonebulização permite pulverizar inseticida em locais de difícil acesso

Por Maristela Brunetto | 22/11/2023 13:30
Agentes percorrem as ruas pulverizando veneno em bueiros (Divulgação: Prefeitura de Três Lagoas)
Agentes percorrem as ruas pulverizando veneno em bueiros (Divulgação: Prefeitura de Três Lagoas)

A Prefeitura de Três Lagoas começou a fazer esta semana a termonebulização na cidade como mais uma estratégica de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Foi comprado um equipamento que possibilita a difusão de inseticida por meio de uma névoa em locais estratégicos.

A Administração aponta que é a primeira do Estado a adotar a técnica da termonebulização. O argumento para a aposta nessa forma de combate é que o uso do equipamento possibilita levar o veneno a locais de difícil acesso e eliminar mosquitos adultos. Servidores fizeram a nebulização em bueiros, por exemplo. No primeiro dia de trabalho, equipes percorreram uma área estimada de 33 quarteirões, passando por 107 bueiros.

O trabalho será permanente. A Prefeitura informou que adotou o uso de termonebulização após técnicos testarem a instalação de armadilhas tipo ovitrampas pelo setor de Entomologia, quando verificaram a existência de ovos e movimentação de mosquitos em bueiros e galerias da rede pluvial, sugerindo potencial perigo de infestação.

O estado enfrenta um número recorde de novos casos de dengue, superando 40 mil neste ano, sendo o dobro do registrado em 2022.

Nos siga no Google Notícias