ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

TRF livra da cadeia cinco fazendeiros acusados de ataque a índios

Helio de Freitas, de Dourados | 28/11/2017 12:06
Área de conflito entre índios e fazendeiros, no município de Caarapó (Foto: Helio de Freitas)
Área de conflito entre índios e fazendeiros, no município de Caarapó (Foto: Helio de Freitas)

Por unanimidade, a 11ª Turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), em São Paulo, decidiu na manhã desta terça-feira (28) conceder habeas corpus aos cinco fazendeiros presos pelo ataque a um grupo de índios na fazenda Yvu, no município de Caarapó, em junho do ano passado.

Jesus Camacho, Eduardo Yoshio Tomanaga, Nelson Buanain Filho, Virgílio Mettifogo e Dionei Guedin estão presos, pela segunda vez, desde 28 de setembro deste ano. Eles tinham sido presos a primeira vez em 18 de agosto do ano passado e liberados em 25 de outubro do mesmo ano, por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio.

No dia 26 de setembro deste ano, a Primeira Turma do Supremo negou seguimento ao pedido de habeas corpus e revogou a liminar, voltando a valer, prisão preventiva. Os cinco se apresentaram dois dias depois.

De acordo com o advogado Maurício Nogueira Rasslan, com a decisão dos desembargadores José Lunardelli, Fausto de Sanctis e Nino Toldo a ordem para soltura dos fazendeiros já foi emitida. Além dele, foram hoje ao TRF os advogados Felipe Cazuo Azuma e Gustavo Passarelli, que também defendem os fazendeiros.

“Não há justificativa para o decreto prisional. O voto do relator, Fausto de Sanctis, foi simplesmente maravilhoso. Ele narra os direitos e deveres de índios e não-índios. A justiça foi restabelecida com essa decisão”, afirmou Rasslan ao Campo Grande News.

O caso – Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, no 14 de junho de 2016, um grupo de 200 a 300 fazendeiros utilizando caminhonetes, retroescavadeiras e armamento de vários calibres atacou os 40 índios da comunidade Tey Kuê que ocupavam a Fazenda Yvu.

O ataque resultou na morte do agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, 26, e em outros seis índios feridos a tiros. Os fazendeiros são acusados de milícia privada, homicídio, lesão corporal e dano qualificado.

Em recurso negado recentemente pelo STF, os fazendeiros alegaram retomada legal de propriedade (desforço imediato), mas o entendimento predominante foi de que houve excesso no uso de força, dada à desproporção no número de envolvidos e o uso intensivo de armamento.

Um ano e cinco meses após o conflito, os índios mantêm pelo menos 11 propriedades invadidas nos arredores da Aldeia Tey Kuê, uma delas a fazenda Yvu, onde o corpo de Clodiode foi enterrado.

Nos siga no Google Notícias