ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Trinta mil pessoas assistiram desfile da Independência em Dourados

Edmir Conceição | 07/09/2011 17:33

Desfile foi aberto pelo prefeito Murilo Zauith após hasteamento da bandeira do Brasil na Praça Antonio João

Prefeito Murilo Zauith e demais autoridades durante o desfile da independência na Avenida Marcelino Pires. (Foto: Assecom)
Crédito: Assecom
Prefeito Murilo Zauith e demais autoridades durante o desfile da independência na Avenida Marcelino Pires. (Foto: Assecom) Crédito: Assecom

Pelo menos 30 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar e Guarda Municipal, participaram na manhã desta quarta-feira em Dourados do desfile cívico-militar em comemoração aos 189 anos da independência do Brasil. A organização atribui a participação do público ao clima, totalmente favorável, e à tradição do dia 7 de setembro.

A abertura da festa foi feita exatamente às 8h da manhã pelo prefeito Murilo Zauith e encerrada oficialmente às 10h, conforme programado pelos organizadores. Ao final o grupo “Grito dos Excluídos” entrou na Avenida Marcelino Pires e, de forma pacífica, sem qualquer manifestação verbal, fez seu protesto.

O desfile de 7 de setembro foi dividido em duas etapas em Dourados, começando pela cerimônia militar, com participação e apresentação de homens e equipamentos do Exército Brasileiro representado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e outras instituições públicas, como o Samu.

A segunda parte ficou por conta das escolas municipais, estaduais, particulares e academias que atuam na área esportiva. A grande novidade foi a apresentação da Banda Lira Douradense, que fez sua primeira aparição em pública após três anos. A banda foi reativada graças ao empenho da prefeitura, que conseguiu uma doação do Ministério Público do Trabalho.

A banda do Nace (Núcleo de Apoio à Cultura e ao Esporte), além de fazer uma apresentação especial aos participantes, homenageou o prefeito Murilo Zauith e a vice Dinaci Ranzi, com a música “Amigo”, de Roberto Carlos. Assim que foi encerrada a participação, Murilo agradeceu e desejou sucesso à banda e ao projeto.

Em vários momentos o evento chamou a atenção dos presentes e arrancou aplausos até mesmo das autoridades que estavam no palco. Um deles foi durante a passagem do carro alegórico levando idosos do Centro de Convivência do Idoso, tocando violões e sanfonas para a plateia.

Foram 38 instituições entre civis e militares participando da festa cívica, que neste ano trouxe como tema “Pátria, nossa gente nossa riqueza”. Autoridades civis, militares e eclesiásticas prestigiaram o desfile, realizado em clima de absoluta tranquilidade.

Durante o desfile, Murilo entregou simbolicamente uma nova viatura para a Guarda Municipal de Dourados. O veículo tipo van será usado como um a base móvel do programa Amigos do Amanhã e em outras atividades da instituição. A viatura foi adquirida com recursos da prefeitura, da Guarda e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O prefeito comentou que o desfile foi mais uma grande festa coordenada pelo município e que atraiu a atenção do público douradense. Para Murilo, foi uma demonstração de patriotismo em que os douradenses puderam reviver um momento histórico para o país, através de seus filhos, parentes e amigos que desfilavam.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no Google Notícias