ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Uma das mais antigas do Brasil, Câmara de Corumbá faz 145 anos

Anahi Zurutuza | 17/08/2017 14:00
Fachada da sede do Legislativo municipal de Corumbá (Foto: Câmara de Corumbá/Divulgação)
Fachada da sede do Legislativo municipal de Corumbá (Foto: Câmara de Corumbá/Divulgação)

Uma das mais antigas do Brasil, a Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá comemora nesta quinta-feira (17) 145 anos de instalação.

Nos quase um século e meio da casa, o presidente, vereador Evander Vendramini (PP), lembra que uma dos projetos retomados neste ano foi o de recuperação do acervo histórico e cultural da Casa do Barão de Vila Maria, um dos primeiros presidentes do Legislativo de Corumbá.

O vereador também destaca outros projetos que estão sendo tocados neste ano, como o planejamento de abertura de concurso público e a reforma e ampliação do prédio da Câmara.

“Estamos dando maior visibilidade à Câmara, para mostrar para a população o papel fiscalizador do vereador, o trabalho que todos estão realizando em benefício da comunidade”, declarou via assessoria de imprensa.

História – O ato de criação da casa de leis de Corumbá foi assinado pelo então governador de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, em 1872, após a guerra contra o Paraguai (1864 a 1870).
Na instalação do Poder Legislativo corumbaense, uma junta especial elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente.

Um ano depois, Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, assumiu o cargo temporariamente. Ele foi presidente também nos anos de 1874 e 1876 e, hoje, a Câmara de Corumbá leva o seu nome, a Casa do Barão de Vila Maria.

Na atual legislatura, a Câmara conta com 15 vereadores.

Nos siga no Google Notícias