ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

União reconhece estado de emergência de município devastado pela chuva

Ricardo Campos Jr. | 13/12/2016 14:19
Chuva causou estragos em estradas na zona rural de Itaquiraí (Foto: Roney Minella / divulgação)
Chuva causou estragos em estradas na zona rural de Itaquiraí (Foto: Roney Minella / divulgação)
Ponte destruída pela chuva em Itaquiraí (Foto: Roney Minella / divulgação)
Ponte destruída pela chuva em Itaquiraí (Foto: Roney Minella / divulgação)

O Governo Federal reconheceu situação de emergência em Itaquiraí, a 410 quilômetros de Campo Grande, em razão de estragos causados pela chuva em novembro. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil sobre o assunto foi publicada na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União.

Segundo o prefeito do município, Ricardo Favaro Neto (PSDB), foram atingidas a zona urbana da cidade e os locais conhecidos como Guassu, Santa Rosa, Indaiá, Indaiá Sul, Indaiá Barranca, Fazenda Três Rodas, Cascalheira e o acesso a Tamacavi. Ele estima que serão necessários pelo menos R$ 1,5 milhão para recuperar os estragos.

Houve, conforme o gestor público, queda de pontes, rompimento de bueiros, destruição de redes de contenção e danos em estradas.

A região mais baixa da zona urbana de Itaquiraí, chamada Buracão, segundo Favaro Neto, sofre com a falta de planejamento durante a urbanização do município. A água escorre para o local, formando voçorocas e causando alagamentos.

“Havia sido realizada recentemente a recuperação dessa parte inferior da cidade com colocação de uma estrutura para saída e contenção de água. A força da enxurrada levou essa estrutura, que funciona como uma barragem. A cidade não foi planejada e as galerias pluviais não suportam mais a vazão. Com a ocupação da área que antes era rural, a água desce com tudo e não segura”, pontua.

O prefeito está em Campo Grande nesta terça para conversar com o setor de Defesa Civil do Governo Estadual para consultar o levantamento preciso dos danos e tentar obter verbas para começar as obras de reparos.

Estragos – No dia 4 de novembro, o duto de tubulação de um rio desmoronou e levou consigo parte da BR-163 em Itaquiraí. O local só foi liberado após um mês de obras pela concessionária que administra a pista, a CCR MS Via.

Chuva destruiu estradas vicinais em Itaquiraí (Foto: Roney Minella / divulgação)
Chuva destruiu estradas vicinais em Itaquiraí (Foto: Roney Minella / divulgação)
Nos siga no Google Notícias