ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Única UTI neonatal 100% SUS do interior de MS segue superlotada

Hospital Universitário começou a usar espaço físico de UTI adulta para instalar leitos destinados a bebês

Helio de Freitas, de Dourados | 30/03/2022 10:36
UTI Neonatal do Hospital Universitário de Dourados, nesta quarta (Foto: Divulgação)
UTI Neonatal do Hospital Universitário de Dourados, nesta quarta (Foto: Divulgação)

A única Unidade de Terapia Intensiva neonatal (destinada a recém-nascidos) a atender 100% pelo Sistema Único de Saúde no interior de Mato Grosso do Sul segue superlotada. Instalada no HU (Hospital Universitário) da UFGD, em Dourados (a 233 km de Campo Grande), a UTI atende pacientes da macrorregião formada por 33 municípios.

Segundo a assessoria do HU, a Neonatologia, formada pela UTI e pela UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), está com a capacidade esgotada desde segunda-feira (28) e o problema continua hoje. Para receber os pacientes, o hospital faz remanejamento no espaço da UTI Adulto para instalar os leitos de terapia neonatal nesse local.

A capacidade técnica para acomodar novas internações de bebês na Neonatologia se esgotou há dois dias. Foi necessário bloquear os seis leitos de UTI Adulto para destinar o espaço físico à acomodação provisória da UTI neonatal.

Com o bloqueio, novas internações nesse setor foram suspensas. “É uma situação limite, resultado da superlotação crônica da UTI Neonatal, e estamos fazendo todo o possível para encontrar uma solução definitiva”, afirmou o superintendente do HU, Hermeto Paschoalick.

O processo de transferência ainda está em curso. Com a saída dos pacientes adultos, o espaço recebe limpeza e desinfecção completa para a instalação dos leitos que serão ocupados pelos bebês.

Conforme o HU, nos últimos dias a superlotação da Neonatologia tem chegado quase ao dobro capacidade. Na segunda-feira, 19 bebês estavam internados na UTI (a capacidade é para 10 leitos) e 27 bebês estavam na UCI, cuja capacidade é de 15 leitos.

Hoje (30), são 18 bebês na UTI Neonatal e 27 na Unidade de Cuidados Intermediários. Entre as 18 crianças da terapia intensiva estão três que ocupam leitos fora do espaço físico da UTI Neo, como, por exemplo, na UTI Pediátrica (destinada a crianças a partir de 29 dias de vida até 11 anos e 11 meses).

Ontem de manhã, o HU-UFGD informou à Secretaria de Saúde de Dourados, à Central de Regulação do Município e ao Ministério Público Estadual e Federal sobre o bloqueio dos leitos de UTI Adulto para ocupar o espaço com leitos destinado aos bebês.

Segundo o hospital, a previsão inicial é manter o bloqueio dos leitos de UTI Adulto por pelo menos 15 dias, com a destinação dos pacientes para outra unidade hospitalar. “Contamos com a cooperação de toda a rede, pois a situação é crítica”, afirmou o superintendente.

Nos siga no Google Notícias